Offline
MENU

Prefeitura de Maringá divulga primeiras atrações da Feira Literária Internacional de Maringá 2025
Por Administrador
Publicado em 24/09/2025 07:34
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Cultura, promove entre os dias 8 e 12 de outubro a Feira Literária Internacional de Maringá (Flim) de 2025. Neste ano, o evento acontecerá na Travessa Jorge Amado e o tema será ‘Entremundos’. Entre as atrações já confirmadas estão Estrela Leminski e Téo Ruiz, Raphael Montes, Pau de Cabinda, Apêagá, Mariana Carrara, Matheus Peleteiro, entre outros (confira abaixo as primeiras atrações confirmadas).

Os cinco dias da Flim 2025 contarão com mesas literárias, oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais, shows, bate-papos, estandes de editoras, lançamentos de livros e entre outras atividades.

“A Flim, um dos maiores eventos literários do Brasil, já tem grandes nomes confirmados e, em breve, novas atrações serão anunciadas, para ampliar ainda mais a programação cultural da cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

Confira as primeiras atrações confirmadas:

Estrela Leminski e Téo Ruiz - Dupla de autores, cantores e compositores de grande destaque no MPB, reunindo poesias, músicas e diferentes multimídias. Em 2006, lançaram o primeiro livro conjunto, ‘Contra-Indústria’, e o projeto musical com o disco ‘Música de Ruiz’.

Flávio Colombini - Cineasta e escritor de livros infantis e infantojuvenis com 28 livros publicados, além de curtas e longas-metragens. A publicação de destaque do autor é a coleção ‘Poemas Divertidos’, com 12 volumes e foi adaptado para um musical infantil chamado ‘Poesia e Melodia’, passando por mais de 28 festivais de cinema, em 19 países.

Pau de Cabinda - Escritor angolano e fundador da Editora Afrobooks. Autor de mais de 10 obras que exploram temas como literatura africana, identidade e filosofia, tendo o livro ‘O menino que não acredita em Deus’ como destaque.

Lavínia Rocha - Professora e escritora de livros infantis, juvenis e adultos. O livro ‘Um Amor em Barcelona’ abriu portas para a escrita. Em 2022, Lavínia ganhou o prêmio Perestroika para professora criativa.

Jhon Conceito - Poeta e slam master. Dentre suas publicações, destacam-se ‘Poesia dá Cadeia’ e ‘Empreendedorismo de Quebrada’, referência na literatura periférica e no slam como transformação social.

Tino Freitas - Jornalista e escritor de literatura infantil. Tem mais de 40 livros publicados, com títulos nas prateleiras no Brasil e no exterior. ‘Com que roupa irei a festa do rei’ é o livro de grande destaque do autor.

Matheus Peleteiro - Escritor e tradutor baiano. Seu romance de estreia e o mais popular é ‘Mundo Cão’.

Raphael Montes – Escritor, roteirista e produtor executivo. Raphael se destaca como um dos principais nomes da literatura policial contemporânea brasileira, com oitos livros publicados. Ocupa a lista dos escritores mais vendidos do País, com ‘Jantar Secreto”, ‘Dias Perfeitos’ e ‘Su1cidas’.

Mariana Carrara – Escritora e Defensora Pública, a paulistana já ganhou prêmios com os livros 'Se Deus me chamar eu não vou', ‘É sempre a hora da nossa morte amém’ e ‘Não fossem as sílabas do sábado’.

Ana Guadalupe - Poeta, escritora, tradutora e curadora literária. Publicou os livros ‘Relógio de Pulso’, ‘Não conheço ninguém que não seja artista’ e ‘Preocupações’, que abordam temas como tempo, solidão, relações e ansiedades.

Thays Pretti – Escritora e facilitadora de oficinas de escrita. Presença marcante em eventos literários, é autora dos livros ‘A Mulher que ri’ (2019), ‘Efêmeras’ (2017) e ‘Do Silêncio’ (2009).

Piera Schnaider - Escritora, produtora cultural e pesquisadora. Publicou os livros de poesia ‘Ave, maré‘(2024), ‘Sotaque do mar’ (2021) e ‘Água viva’ (2018).

Irmãs de Palavra - As escritoras e consultoras literárias, Dany Fran Gongora Rosa e Kelly Shimohiro, são autoras do livro ‘Um lugar Mágico’ e ‘Elas são palavras’. As escritoras produzem conteúdo para site sobre literatura.

Rafael Calça - Roteirista e ilustrador. Coator da trilogia ‘Jeremias’, ganhou o troféu Angelo Agostini de Melhor Roteirista, dois troféus pelo HQMIX de Melhor Edição Especial e Melhor Publicação Juvenil, além de Melhor História em Quadrinhos pelo Prêmio Jabuti.

Zeca Grigoleto - Psicólogo e escritor maringaense. Suas obras abordam temas como luto, saúde mental e cuidados paliativos, unindo ciência e sensibilidade no livro “Navegando entre Fronteiras”. Além disso, também escreve para o público infantil, como em “Caetano e Miau não fazem au-au”.

Dinha - Poeta, editora independente e pesquisadora. Suas obras mais famosas são ‘De passagem mas não a passeio’ e ‘Zero a zero - 15 poemas contra genocídio da população negra’.

Lua Lamberti - Artista travesti e pesquisadora maringaense. Foi a primeira travesti com título de doutora na UEM. Atua em teatro, circo e performance. Possui trabalhos que integram gênero, corpo e cultura.

Apêagá - Poeta, escritora, slam master e pioneira da cena poetry slam no Ceará. Sua obra de destaque é ‘Me faço Tempestade para não caber em Redemoinhos’.

Mayara Blasi - Escritora de contos e tradutora. Fundou o projeto ‘Biblioteca Infantil Itinerante’, que disponibiliza mais de 200 títulos infantojuvenis e autora de ‘Apenas começamos’.

Cilene Resende: Escritora, bailarina e advogada. Seu livro de lançamento é ‘O Mar é uma Pista de Dança’.

Layse Moraes - Jornalista e escritora. Ministrou a oficina ‘Escrita e cura: oficina de criação literária para mulheres’, aprovada em primeiro lugar pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Autora do livro ‘Molhados & Escorregadios’.

Jeovanna Vieira - Jornalista e escritora. Autora do livro de poemas ‘Deserto sozinha’ e o romance ‘Virgínia Mordida’, finalista do Prêmio Kindle.

Lúcia Hiratsuka - Artista plástica, escritora e ilustradora. ‘Orie’ foi premiado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) como melhor livro para crianças. Lúcia tem outras diversas obras premiadas. 

(Fonte: PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!