O Departamento de Informática (DIN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai promover, a partir da próxima segunda-feira (29), a 9ª Semana da Computação (Secomp), evento integrante da programação do Inova Week 2025, um dos principais acontecimentos de inovação da região norte/noroeste do Paraná.
Organizada por várias entidades, a Secomp se estenderá até 3 de outubro e é dedicada à difusão de conhecimento, compartilhamento de experiências e geração de oportunidades no campo da Computação.
A programação reunirá palestras, workshops, mesas redondas, feira de oportunidades e atividades voltadas à tecnologia, promovendo aprendizado e integração entre alunos, professores e profissionais da área.
As palestras abordarão temas em diferentes áreas da computação, como Engenharia de Software, Segurança e Ciência de Dados. Com duração média de uma hora, serão conduzidas por especialistas que exploram tendências, desafios e inovações, permitindo aos participantes ampliar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
Os workshops, práticos, irão tratar de frameworks, bibliotecas e ferramentas variadas, com duração média de duas horas. Conduzidos por especialistas, esses encontros proporcionam experiências práticas e interativas, com foco em demonstrações e aplicação de boas práticas, promovendo um aprendizado direto e efetivo.
As mesas-redondas promoverão discussões abertas com convidados do mercado e da academia sobre temas relevantes como trajetórias de carreira e os impactos da inteligência artificial. O objetivo é proporcionar uma conversa descontraída, incentivando o debate e a troca de experiências.
Feira e Hackathon
Outra atividade da Secomp será a feira de oportunidades, com o objetivo de aproximar estudantes e empresas patrocinadoras, promovendo networking, divulgação institucional e oferta de estágios. As empresas montam estandes para apresentar seus projetos, compartilhar oportunidades de carreira e fortalecer conexões com os alunos, aproximando o ambiente acadêmico do mercado de trabalho.
Também faz parte da programação o Hackathon, em parceria com a empresa Bitzen Tecnologia, constituindo um desafio que vai estimular inovação, criatividade e trabalho em equipe, colocando suas ideias à prova em um ambiente dinâmico e colaborativo.
Durante o evento, os participantes, em equipes de três a cinco pessoas, terão a oportunidade de transformar ideias em protótipos, telas e fluxos de trabalho para resolver o desafio proposto, que será revelado no dia do Hackathon. Para o 1º lugar, a premiação é de R$ 1.500,00 em dinheiro, por equipe; 2º lugar, R$ 500,00 em vouchers de cursos, por equipe; e, para o 3º lugar, 1 Kit Bitzen Tech para cada integrante da equipe.
As inscrições, on-line, estão abertas e, ao se inscrever na Secomp, o participante será alocado em uma das Casas de forma aleatória, como parte do jogo “Torneio das Casas”. A competição das Casas é uma disputa que ocorre durante os quatro primeiros dias da Secomp, onde elas competem entre si para ver quem consegue mais pontos.
A 9ª Secomp é o resultado do trabalho conjunto de diversas entidades: grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Informática, projeto de extensão Conectadas, centros acadêmicos de Ciência da Computação (Caccom) e de Informática (Cainfo), Ramo Estudantil IEEE, projeto de ensino RoboDIN (do Departamento de Informática) e a Associação Atlética Acadêmica do Centro de Ciências Exatas (AAACEx). O apoio institucional é do DIN. Outras informações pelo site, Instagram @scompuem e e-mail secomp@uem.br
(Paulo Pupim/Comunicação UEM)