A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira, 24, o último encontro do curso ‘Liderar para Transformar’, destinado para servidores que têm interesse em se candidatar à função de diretor escolar. O evento ocorreu no Teatro Calil Haddad e reuniu 299 pré-candidatos. A frequência mínima de 90% no curso preparatório, além de aprovação em avaliação psicológica e pontuação mínima de 70% na prova escrita, são critérios estabelecidos em lei municipal para considerar os candidatos como aptos.
O encontro teve como tema ‘Ser Diretor é Ser Ponte: Conectar Pessoas, Construir Futuros’. As palestras foram ministradas pela secretária de Educação, Adriana Palmieri; pela professora da rede municipal de Sobral (CE) e pesquisadora nas áreas de geografia urbana, formação de professores e gestores, recomposição da aprendizagem e produção de materiais didáticos, Analine Maria Martins Parente; e pelo professor adjunto da Universidade Federal do Ceará e que atuou como secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos.
A secretária de Educação, Adriana Palmieri, ressaltou a importância da formação. Além dos pré-candidatos, cerca de 100 servidores da Secretaria de Educação acompanharam as palestras. “Foi um momento importante de reflexão sobre a liderança na educação. Ser diretor não é apenas administrar uma escola, mas criar conexões humanas, unir talentos e abrir caminhos para que estudantes, professores e comunidade cresçam juntos.”
Prazos da consulta pública - A prova objetiva escrita para os pré-candidatos à direção das unidades escolares será realizada em 29 de setembro. O prazo de inscrição dos candidatos para eleição será das 8h de 27 de outubro até 17h de 3 de novembro de 2025. A inscrição deverá ser efetivada mediante protocolo a ser realizado pelo pré-candidato na sede da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Itororó, 867, sala 205.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)