Agentes da Guarda Civil de Maringá (GCM), que compõem a equipe da Patrulha Maria da Penha, receberam, na quinta-feira, 25, o título de Mérito Comunitário da Câmara Municipal de Maringá. O reconhecimento marca a celebração dos oito anos da criação do serviço no município.
Desde a sua fundação, a Patrulha realizou mais de 18,7 mil atendimentos. Em 2024 foram cerca de 2,8 mil chamados, enquanto em 2025, de janeiro a agosto, o número ultrapassou 2 mil ocorrências.
O trabalho dos agentes envolve acolhimento, proteção e acompanhamento de mulheres em situação de violência, incluindo casos que dependem de medidas protetivas. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
Durante a homenagem, proposta pela vereadora Professora Ana Lúcia Rodrigues, a supervisora da Patrulha Maria da Penha da GCM, Sueli Braga Pompeu, destacou a importância do trabalho e agradeceu à Câmara. “Cada atendimento representa não apenas uma ocorrência registrada, mas uma vida protegida e uma mulher fortalecida. A Patrulha existe para garantir que nenhuma vítima se sinta sozinha diante da violência. Agradecemos pelo reconhecimento e continuamos focados na proteção das mulheres.”
(Texto: PMM. Foto: Marquinhos Oliveira/CMM)