A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea), promove de 28 de setembro a 4 de outubro a ‘Semana dos Animais’. A programação inclui palestras, feira de adoção e o ‘Imuniza Pet’, com vacinação gratuita de animais de famílias cadastradas no CadÚnico.
A abertura do evento ocorrerá neste domingo, 28, com uma feira de adoção no Eurogarden, das 14h às 17h. Na segunda-feira, 28, haverá o ‘Encontro Vozes da Proteção Animal’, com ONGs e protetores independentes, no Auditório da Sicredi Dexis, das 19h às 21h. Já na terça, 30, haverá a palestra ‘Políticas Públicas para Causa Animal’ para alunos de Medicina Veterinária da Unifamma, instituição parceira do evento.
As palestras serão ministradas pelo superintendente da Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebea), Izaias Junior Santos, médico-veterinário e mestre em Saúde e Produção Animal. Ele destaca que o contato com animais traz benefícios para a saúde e o bem-estar. “A interação com os pets estimula a liberação de ocitocina, o ‘hormônio do amor’, que reduz os níveis de cortisol, conhecido como ‘hormônio do estresse’, afirma.
Blitze educativas - A programação da 'Semana dos Animais' também inclui blitze educativas com o tema ‘Pare para Pensar nos Animais’. Serão distribuídos panfletos com os canais de denúncia de situações de maus-tratos e abandono de animais. Na terça-feira, 30, a ação ocorrerá no Terminal Urbano das 14h às 15h, na quarta, 1º, será na Feira do Produtor das 16h às 17h e na quinta-feira, 2, será no entorno do Paço Municipal das 12h30 às 13h30.
Vacinação - A ‘Semana dos Animais’ encerra no sábado, 4, com o ‘Imunização Pet’, das 9h ás 12h, na Escola Municipal Otávio Periotto. Haverá vacinação gratuita de 100 animais de famílias cadastradas no CadÚnico.
“A Semana dos Animais busca conscientizar a população sobre a proteção e o bem-estar animal, incentivando a guarda responsável e demonstrando o quanto a adoção é importante. A participação da comunidade é fundamental”, afirmou o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Wlademir Garbúggio.
As denúncias de maus-tratos e abandono de animais podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura.
(Fonte: PMM)