Offline
MENU

Prefeitura de Maringá capacita servidores como Agentes de Compliance para implantação do Plano de Integridade
Por Administrador
Publicado em 27/09/2025 10:44
Notícias de Maringá

Os servidores municipais têm papel fundamental na construção de uma gestão pública ética, eficiente e transparente. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Compliance e Controle, realizou em setembro o ‘Workshop Compliance Público’ para servidores, com foco na Implantação do Plano de Integridade nas Unidades Administrativas do Poder Executivo. O último encontro ocorreu nesta quinta-feira, 25, na Escola de Governo.

A capacitação reuniu 67 servidores, representantes das 29 secretarias e cinco autarquias municipais, que atuarão como Agentes de Compliance, responsáveis por multiplicar a cultura da ética, da integridade e da transparência dentro das suas áreas. O workshop foi dividido em três turmas durante o mês de setembro e abordou temas como o impacto do conceito ‘Compliance’ e a identificação e prevenção de riscos à integridade.

Segundo a secretário de Compliance e Controle, José Luiz Bovo, a implantação do Plano de Integridade representa um avanço na governança pública de Maringá. “Ter um agente de Compliance em cada secretaria é como uma extensão de parte do trabalho que realizamos diariamente, adaptado à realidade de cada área, buscando proporcionar segurança, eficiência e credibilidade para a gestão pública”, afirmou.

A gerente de Integridade da Secretaria de Compliance e Controle, Dayane Ojeika, reforçou durante o workshop que o objetivo é padronizar processos, prevenir falhas, reduzir desperdícios e fortalecer a transparência. “O programa vem para prevenir irregularidades e fortalecer as ferramentas de gestão dentro das secretarias”, esclareceu.

A gerente administrativa Karen Pedroni atua como Agente de Compliance na Secretaria de Assistência Social, Pessoa Idosa e Políticas Sobre Drogas (SAS). “Minha função é auxiliar na implantação de um Plano de Integridade. É como o ‘efeito mertiolate’: não esperamos a ferida acontecer, buscamos antes uma forma de não nos machucarmos”, explica.

“O curso trouxe conceitos que ajudam a garantir melhor aplicação dos recursos públicos. Isso fortalece a administração pública”, afirmou a gerente administrativa da Secretaria de Urbanismo e Habitação, Rafaella Heidemann.

Na próxima etapa, os agentes de Compliance iniciarão a aplicação do Plano de Integridade diretamente em suas unidades, com o apoio do sistema Oxy, que contará com um módulo específico para facilitar a execução das ações no dia a dia. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!