Offline
MENU

Câmara de Maringá votará nos próximos dias projeto de campanha permanente de proteção e cuidado com os idosos
Por Administrador
Publicado em 03/10/2025 13:25
Notícias de Maringá

Nos próximos dias, entrará em pauta, no plenário da Câmara de Maringá, a votação do Projeto de Lei nº 17.194/2025, de autoria da vereadora Akemi Nishimori (PSD), que institui a Campanha Permanente de Orientação e Conscientização sobre os Cuidados com os Idosos no município.

 

O objetivo da proposta é sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção, bem-estar, respeito, qualidade de vida e cuidado com a pessoa idosa. A campanha será composta por ações educativas, informativas e preventivas, incluindo:

I – a realização de palestras, seminários, oficinas e encontros sobre temáticas relacionadas aos direitos e cuidados com os idosos;

II – a produção e distribuição de materiais educativos, como cartilhas, folhetos, áudios, vídeos e conteúdos digitais;

III – a promoção de campanhas publicitárias veiculadas nos meios de comunicação, incluindo internet, rádio e televisão;

IV – a realização de parcerias com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais, associações comunitárias e demais segmentos da sociedade civil organizada;

V – a implementação de programas de capacitação para cuidadores formais e informais de idosos;

VI – a orientação às famílias realizada pelos agentes de saúde;

VII – a divulgação de canais de denúncia e orientação relacionados a maus-tratos contra idosos.

 

Entre os principais objetivos da campanha estão:

I – disseminar informações sobre os direitos dos idosos, conforme previsto no Estatuto do Idoso;

II – promover a conscientização sobre a importância de um envelhecimento ativo e saudável;

III – orientar a população sobre os cuidados necessários com a saúde, a alimentação, a segurança e o bem-estar da pessoa idosa;

IV – combater a violência e os maus-tratos contra a pessoa idosa;

V – sensibilizar a sociedade sobre a relevância da convivência intergeracional e do respeito ao idoso.

 

As ações da campanha serão desenvolvidas de forma integrada pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, em articulação com o Conselho Municipal do Idoso e demais organismos relacionados. O projeto prevê a implementação das atividades ao longo de todo o ano, com intensificação em datas comemorativas, como o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1.º de outubro.

 

De acordo com a vereadora Akemi Nishimori, a proposta está em consonância com os princípios e diretrizes do Estatuto da Pessoa Idosa, especialmente no que diz respeito ao direito à dignidade, proteção e valorização integral da pessoa idosa.

 

O projeto já foi aprovado, nesta semana, pelas comissões permanentes da Casa: Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Orçamento (CFO) e Políticas Gerais (CPG).

 

Com iniciativas como esta, a Câmara de Maringá reafirma seu compromisso em defender políticas públicas que promovam respeito, dignidade e qualidade de vida, fortalecendo sua atuação em favor da população idosa e de toda a sociedade.

 

 (Texto: Comunicação CMM. Foto: Rafael Machado/Divulgação)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!