Maringá se prepara para a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada de 8 a 12 de outubro, na Travessa Jorge Amado, entre as avenidas João Paulino Vieira e Prudente de Morais. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a Flim terá uma programação diversificada, com autores da literatura contemporânea, escritores locais, mesas literárias, oficinas, palestras, lançamentos de livros, exposição de ilustradores, estandes de editoras e livrarias e atrações culturais para todas as idades.
A Flim 2025 também contará com a participação de instituições de ensino e secretarias municipais. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) estará presente com o estande da Eduem e o projeto Re-existir, que inclui exibições audiovisuais, debates, saraus e mesas-redondas. A Secretaria de Educação (Seduc) terá um espaço dedicado às histórias em quadrinhos, enquanto a Secretaria da Criança (Secriança) promoverá concursos e atividades lúdicas. As secretarias de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) realizarão ações interativas, como quiz, mural de poesias e mini cinema. A Secretaria de Cultura também terá o estande das bibliotecas municipais e uma programação especial.
Entre os destaques literários estão nomes nacionais e internacionais, como Raphael Montes, que é referência na literatura policial brasileira, além de Mariana Carrara, Ana Guadalupe, o escritor indígena Cristino Wapichana e Pedro Salomão, reconhecido por sua atuação no empreendedorismo e na literatura motivacional. A programação também contará com apresentações culturais de artistas como Estrela Leminski e Téo Ruiz, que unem música e poesia em suas performances.
A literatura local terá destaque por meio do projeto ‘Autores da Nossa Terra’, que reunirá importantes escritores da região, como Tana Moreano, Olga Agulhon, Zeca Grigoletto, Thays Pretti, Piera Schneider, Adrian Brito, entre outros (veja abaixo as atrações da Flim 2025).
Com o tema ‘Entre Mundos’, a edição da Flim deste ano abordará temas contemporâneos da literatura, como saúde mental, sustentabilidade, aquecimento global e a relação entre o livro físico e o digital. Também estarão em pauta questões sociais, cultura e tradições brasileiras, poesia, literatura indígena e infantil, além de debates sobre protagonismo feminino, representatividade LGBTQIAP+, gênero e ancestralidade.
Confira a programação da Flim 2025:
Quarta-feira, dia 8
Flávio Colombini – fará visitação em escolas municipais
9h30 – Lavínia Rocha
14h e 15h30 – Jhon Conceito
14h – Tino Freitas
14h – Matheus Peleteiro
19h – Pau de Cabinda
20 h – Show de Estrela Leminski e Téo Ruiz
Quinta-feira, dia 9
10h – Piera Schnaider
10h – Thays Pretti
14h – Irmãs de Palavra
19h – Ana Guadalupe
19h – Mariana Salomão Carrara
20h – Raphael Montes
Sexta-feria, dia 10
10h – Zeca Grioleto
11h – Dinha
11h – Jeovanna Vieira
14h – Rafael Calça
15h – Lúcia Hiratsuka
16h – Lua Lamberti
16h – Apêagá
17h – Mayara Blasi
17h – Cilene Resende
17h – Layse Moraes
19h – Lúcia Hiratsuka
19h – Rafael Calça
20h – Jeovanna Vieira
Sábado, dia 11
15h – João Silvério Trevisan
18h – Karen Debértolis
18h – Pedro Lucas Moro
19h – Cristino Wapichana
20h – Renato Forin Jr.
Domingo, dia 12
11h – Gaetano Buompane
15h – Carolina Britto
15h – Hada Maller
14h, 15h e 19h – Pedro Salomão.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Divulgação)