A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), disponibiliza trilhas guiadas gratuitas no Parque do Ingá. A iniciativa é voltada a todos os públicos e busca promover a educação ambiental, aproximando a comunidade da história, da cultura e da diversidade ambiental local. A atividade oferece uma experiência única, que alia conhecimento e vivência em meio à natureza.
As trilhas ocorrem de terça a sexta-feira, às 9h ou às 14h, sempre com acompanhamento da equipe técnica do IAM para os grupos agendados. O agendamento é simples e pode ser feito por meio de formulário online (clique aqui para acessar). O limite mínimo é de 10 participantes e o máximo é de 40 participantes por grupo. As trilhas guiadas são destinadas para todos os públicos, desde alunos do ensino fundamental e acadêmicos universitários até idosos de asilos, associações comunitárias, escoteiros e demais organizações sociais.
“Incentivamos as pessoas a conhecerem o Parque e descobrirem como a história da nossa cidade faz parte da história da unidade de conservação. É um local com rica fauna e flora importantes para a nossa qualidade de vida. Temos uma equipe preparada para levar a comunidade em uma experiência única em meio à natureza”, afirma o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.
O Parque do Ingá é uma das nove unidades de conservação de Maringá. Criado na década de 1970, quando o Parque era conhecido popularmente como ‘Clube do Povo”, ainda hoje o espaço é um verdadeiro patrimônio coletivo, reunindo no interior da área verde exuberante fauna e flora nativa, além de espaços culturais que simbolizam a identidade da cidade.
A gerente de Unidades de Conservação do IAM, Luciana Germani, explica que “durante as trilhas guiadas, a equipe técnica do Parque aborda questões históricas, culturais e ambientais que remontam desde a criação do Parque até aspectos ambientais únicos que caracterizam a Unidade de Conservação”.
Apenas em 2025, o Parque do Ingá já recebeu grupos agendados para as trilhas guiadas de mais de 20 municípios, como Apucarana, Mandaguaçu, Londrina, Terra Rica, Floresta, Marilena, Campo Mourão, Guarapuava, Sarandi, Doutor Camargo, Ibiporã, Tapejara, Paiçandu, Paranavaí, dentre outras cidades da região.
A coordenadora da Educação Infantil do Colégio Objetivo, Débora da Rocha Lopes, acompanhou os alunos em uma das trilhas guiadas na unidade de conservação. “Essa vivência é muito especial. Com a visita, eles dão sequência ao projeto desenvolvido em sala de aula e aprendem mais sobre o parque”, diz.
Para as trilhas, os participantes devem estar com roupas e calçados confortáveis, além de trazer repelente e garrafa d'água. Caso seja necessário cancelar a trilha por parte do solicitante, o responsável pelo grupo agendado deverá informar pelo telefone ou WhatsApp (44) 3127-7576 com o máximo de antecedência para atualização da agenda. Caso chova ou o tempo esteja instável no dia agendado, a visita será cancelada por questões de segurança. As trilhas não guiadas não precisam de agendamento e devem ocorrer dentro do horário de visitação do Parque, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Programação especial no Parque do Ingá - Em alusão ao aniversário de 54 anos do Parque do Ingá, celebrado em outubro, a Prefeitura de Maringá organizou programação especial com uma série de atividades no local a partir de domingo, 12. A programação inclui oficinas de educação ambiental com a criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis, visita guiada para contemplação de aves, a entrega do Prêmio Ambiental Adriano José Valente, entre diversas outras ações (clique aqui para conferir a programação completa).
(Fonte: Comunicação PMM)