O time da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou uma vaga na fase nacional da 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), pela enactus UEM que desenvolve o projeto Asther, que busca desenvolver próteses mioelétricas acessíveis para pessoas com deficiência nos membros superiores. A equipe foi selecionada para representar o estado do Paraná entre as instituições de ensino superior participantes.
A etapa final será realizada em Belém (PA) e contará com a participação da professora orientadora Prof.ª Dr.ª Leila Pessôa da Costa, acompanhada das graduandas Giovana Godoy da Costa (curso de Direito e presidente da Enactus UEM), Renata Perusso Camargo (Psicologia e diretora de Projetos), Giovana Hochsprung (Engenharia Química) e Bárbara de Oliveira Lopes (Comunicação e Multimeios), todas integrantes da Enactus UEM.
O que é o Desafio Liga Jovem (DLJ)
O Desafio Liga Jovem é uma competição nacional gratuita que incentiva estudantes de todo o Brasil a elaborarem soluções tecnológicas e inovadoras para problemas reais em suas escolas, comunidades e universidades. A iniciativa busca promover o protagonismo juvenil, a criatividade e o espírito empreendedor.
Com etapas estaduais e uma grande final nacional, o DLJ reúne participantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, oferecendo formação gratuita, mentorias e certificação.
Além do reconhecimento acadêmico, o DLJ oferece premiações expressivas, como viagens internacionais, equipamentos tecnológicos e oportunidades de mentoria profissional, reforçando seu papel como uma das maiores iniciativas de empreendedorismo e tecnologia educacional do Brasil.
Ser finalista nacional do Desafio Liga Jovem representa um marco significativo para a Universidade Estadual de Maringá. A conquista evidencia que a equipe Asther não apenas se destaca no cenário regional, mas também figura entre as melhores iniciativas universitárias de inovação social do país.
Sobre a Enactus UEM
A Enactus UEM é um projeto de extensão universitária que promove impacto social positivo e sustentável por meio do empreendedorismo social. Integrando uma rede global presente em mais de 30 países, a Enactus tem como missão formar jovens líderes empreendedores comprometidos com a transformação social.
A metodologia do time envolve a identificação de demandas sociais e o desenvolvimento de soluções inovadoras, passando pelas etapas de planejamento, execução e avaliação de impacto.
O time é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Leila Pessôa da Costa, e tem se destacado em competições e programas nacionais de inovação e impacto social como finalista do do Evento Nacional Enactus Brasil, levando o nome da UEM a novos espaços de reconhecimento e transformação.
(Assessoria)