Offline
MENU

Na UEM, Últimos dias de inscrição para representantes de técnicos para CAD e COU
Por Administrador
Publicado em 15/10/2025 12:35
Notícias de Maringá

Termina nesta quarta-feira (15) o prazo para inscrição de chapas nas eleições que escolherão os representantes dos agentes universitários (técnicos administrativos) e seus suplentes no Conselho de Administração (CAD) e Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para o biênio 2025/2027. O processo está regulamentado pela Portaria nº 803/2025-GRE, e as inscrições devem ser feitas via e-Protocolo, conforme as instruções disponíveis no site de eleições. O pleito será realizado no dia 28 de outubro. 

Estão disponíveis uma vaga para o CAD e onze vagas para o COU. Por divisão do Estatuto da UEM, todos os agentes universitários estão inseridos em um dos seguintes setores, que abrangem toda a estrutura da Universidade: Reitoria, Hospital Universitário Regional de Maringá(HUM), Centros de Ensino (câmpus sede), câmpus regionais e órgãos suplementares. 

As candidaturas devem ser feitas por chapa, composta por titular e suplente. No caso do COU, ambos os integrantes devem pertencer ao mesmo setor. Para este conselho, é garantida uma vaga para cada setor, e as vagas remanescentes são distribuídas conforme o número de votantes, segundo a fórmula prevista no artigo 38 da Resolução nº 015/2023-COU. As eleições para o COU ocorrem dentro de cada setor, ou seja, cada grupo inscreve e elege seus próprios representantes. Por exemplo, agentes universitários vinculados à Reitoria se candidatam como representantes da Reitoria e são votados apenas por seus pares do mesmo setor. 

Já para o CAD, todos os agentes universitários da UEM podem se candidatar à vaga disponível, independentemente do setor, e todos os servidores da universidade participam da votação. A chapa mais votada é a eleita. Não é permitido inscrever-se simultaneamente para o COU e o CAD. 

Podem se candidatar os servidores que pertençam à carreira dos agentes universitários da UEM, tenham cumprido o período de estágio probatório, não integrem outro órgão de deliberação superior, não exerçam ou recebam cargo comissionado ou função gratificada da instituição, não tenham sido punidos em processos administrativos nos últimos dois anos com pena de inelegibilidade e não estejam afastados para pós-graduação pelo Plano Anual de Capacitação Técnica (PACT). 

Podem votar os servidores agentes universitários ativos e os legalmente afastados da instituição. São considerados agentes universitários ativos os servidores efetivos e temporários em atividade, devidamente contratados e inseridos no sistema da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH) da UEM. 

Para conduzir o processo eleitoral, foi instituída uma Comissão Eleitoral presidida por Gabriel Weber Maximowski (Secretaria dos Colegiados Superiores - SCS), tendo como suplente Wagner Junqueira Arnaldo (Gabinete da Reitoria - GRE). Também integram a comissão os servidores Agnaldo Ferreira (Hospital Universitário de Maringá - HUM), Alessandra Cenerino (Centro de Tecnologia - CTC), Canuto Vieira Netto (GRE), Inês Aparecida de Souza (Departamento de História - DHI), Joel Antonio de Lima (HUM), Maria Cristina Ribeiro (Museu Dinâmico Interdisciplinar - Mudi), Mauro Francisco Delfino (Diretoria de Serviços Industriais - DSI), Reginaldo Caetano dos Santos (Câmpus Regional do Noroeste - CRN) e Sidnei Reina Coutinho (Câmpus Regional de Umuarama - CAU/CTC). 

As eleições asseguram a participação dos agentes universitários nos órgãos colegiados superiores da instituição, fortalecendo a representatividade da categoria nos processos de gestão acadêmica e administrativa da UEM.

 

Serviço

Cronograma das eleições de agentes universitários para Conselhos Superiores (CAD e COU)

Inscrição das chapas: 1º a 15 de outubro pelo site de eleição

Cancelamento de inscrição e recomposição de chapas: 16 e 17 de outubro

Homologação das inscrições: 21 de outubro

Eleição: 28 de outubro

Apuração dos votos: 29 de outubro

Encaminhamento dos resultados ao Reitor: 31 de outubro 

Posse dos eleitos: 6 de novembro 

(Marilayde Costa/Comunicação/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!