Offline
MENU

Dia dos Professores: Prefeitura de Maringá valoriza educadores
Por Administrador
Publicado em 15/10/2025 14:20
Notícias de Maringá

“Ser professor é ser esperança todos os dias.” É assim que a professora da rede municipal e secretária de Educação, Adriana Palmieri, resume a missão dos mais de 3 mil professores que atuam na educação pública municipal. Espalhados pelas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), eles atuam na formação das novas gerações com afeto, criatividade e compromisso. "Cada professor transforma sua sala de aula em um espaço de descobertas, humanidade e sonhos. São profissionais que ensinam muito além do conteúdo: ensinam a viver em sociedade, a pensar criticamente e a construir um futuro com mais oportunidades para todos", destaca.

 

Essa transformação se revela no vínculo construído dia após dia, na escuta atenta, na paciência diante dos desafios e no brilho dos olhos de quem aprende. Está na escolha diária de cada professor em seguir acreditando na educação como ferramenta de mudança, mesmo quando os caminhos são difíceis e as respostas demoram a aparecer. Porque ensinar é, antes de tudo, um ato de fé no outro e no futuro.

 

Entre as histórias que inspiram gerações está a da professora Lia Marli Adams, que está há mais tempo em atividade na rede municipal de ensino de Maringá, com 37 anos de carreira. Atualmente diretora da Escola Municipal Professor Geraldo Altoé, Lia começou a atuar como professora após se mudar para a cidade, ainda jovem, com 17 anos. “Gosto de ser servidora pública, de servir bem a comunidade, e mais ainda de ser professora”, afirma. Ela deixa um recado aos colegas: “Não desistam dessa profissão. Vocês são os construtores da nossa sociedade”, diz.

 

Para o professor da Escola Municipal Professora Lídia Ribeiro, Rodrigo Cavalcanti Sá, que iniciou a trajetória em 2009, a sala de aula é mais do que um espaço de aprendizagem, é também um lugar de acolhimento emocional. “O professor ajuda não só a entender conteúdos, mas também a resolver conflitos internos, a crescer como pessoa. Ser professor é ser um pilar social”, afirma.

 

A professora Kelly Silva de Peder, que atua na rede municipal desde 2008, define o ser professor como “amor em ação”. Apaixonada pela educação, ela acredita que o processo de ensinar caminha ao lado do aprender. “Nós ensinamos, mas também aprendemos com eles. Estar na educação é colher os frutos de uma longa jornada de estudos, dedicação e vivê-la com alegria.”

 

Neste Dia dos Professores, a Prefeitura de Maringá celebra mais que uma profissão. A celebração é do dom de ensinar com o coração, de acreditar em cada criança, de transformar conhecimento em oportunidades. E, acima de tudo, celebrar as pessoas que, todos os dias, ajudam a construir um mundo melhor, começando dentro de cada sala de aula das 117 unidades escolares da rede municipal de ensino. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!