A Universidade Estadual de Maringá (UEM) formalizou, na manhã de terça-feira (14), a assinatura do projeto executivo de implantação do Parque de Ciência e Inovação da instituição com a empresa de arquitetura Um, em cerimônia realizada durante a Conferência Anprotec 2025, em Foz do Iguaçu.
O Parque será construído no Câmpus Sede e promete ser um ambiente voltado a grupos corporativos de tecnologia que atuam no segmento de comunicação, soluções eletrônicas e internet – também conhecidas como big techs –, reunindo acadêmicos, empresas e instituições para o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico.
Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a assinatura do projeto vai propiciar a construção de um importante ativo tecnológico para Maringá e região.
“Será um local de encontro de ideias e parcerias, de trabalho, de prospecção para projetos de base tecnológica que irão fortalecer o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a geração de projetos de interesse para a sociedade de Maringá e toda a nossa região noroeste, onde se encontram com os nossos campi regionais. O Parque será um hub destinado à pesquisa em todas as áreas do conhecimento que possam ter inovação e à presença de projetos de impacto regional para o desenvolvimento dos arranjos econômicos produtivos e sociais de nossa cidade”, afirmou Vanalli.
O Coordenador Institucional do Parque, Marcelo Farid, fez coro com o reitor e afirmou que a assinatura permite deixar a parte de execução do Parque pronta para o início da construção assim que os recursos para o empreendimento estiverem disponíveis. Farid também enfatizou o papel social do futuro Parque.
“O projeto vai ajudar a usar melhor os recursos que a gente tem de ciência e inovação em prol da sociedade e na formação de empresas de base tecnológica, além da criação de empresas com base em conhecimento, as spin offs acadêmicas”, explicou o coordenador.
A assinatura do projeto executivo do Parque representa um compromisso com o avanço científico e o estímulo ao empreendedorismo na região noroeste, além de marcar o início de uma nova fase para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras.
Além do reitor e do coordenador do Parque, a cerimônia contou com a presença de Francisco de Assis Inocêncio, chefe da Assessoria de Assuntos Econômico-Tributários (Aaet), José Maurino, Secretário Executivo do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec) e Marcos Pelegrina, diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
(Fábio Candido/Comunicação UEM)