O Baile da Longevidade com Tercílio Men vai agitar o quinto dia do Festival da Música de Maringá 2025. O sanfoneiro autodidata é considerado um dos maiores nomes da música regional e um dos pioneiros da cidade. A festa será realizada nesta sexta-feira (17) no Salão Comunitário do Jardim Alvorada, às 14h.
No início da noite, às 18h, o aguardado Concurso de Música Estudantil acontece no Teatro Marista, reunindo jovens talentos da cidade que competem nas categorias autoral e cover. Já às 20h, quem estiver passando pela Rodoviária de Maringá poderá conferir o show da cantora Nalva Máximo, no mesmo horário.
Esses eventos em diferentes pontos da cidade são a marca registrada do Festival, promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Grupo Maringá de Comunicação (GMC). A UEM atua como parceira acadêmica e artística, contribuindo com sua experiência pedagógica e científica na formatação das atividades.
“Estamos respirando música desde segunda-feira (13)”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura, Vânia Malagutti, do Departamento de Música da UEM e uma das coordenadoras do evento. “É Maringá mostrando o que há de melhor na Cidade Canção”, salienta.
O sábado promete o show da dupla Jean & Cauê, na Feira do Produtor do Estádio Willie Davids, às 9h. No domingo, último dia do Festival, haverá shows musicais e Feira de Artesanato no Parque do Ingá, também às 9h. E, para encerrar, às 16h, o Mega Concert na Travessa Jorge Amado, reunindo diversos músicos que participaram do evento.
A programação intensa foi distribuída ao longo dos sete dias, com artistas locais, regionais e nacionais, além de concertos, oficinas e apresentações em espaços públicos — do aeroporto à Prefeitura, passando pela rodoviária e pela Feira do Produtor.
O grupo Barbatuques, referência internacional em percussão corporal, ministrou duas oficinas e realizou um grande espetáculo no Teatro Marista, na noite de terça-feira. O cantor e compositor Ronaldo Gravino fez performances no Aeroporto e na Prefeitura de Maringá. Na quarta, foi a vez da Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentar. No dia seguinte, as atrações ficaram por conta da Escola ADM Academia de Música, no Terminal Urbano, e do grupo Pé de Laranjeira, no Teatro Barracão.]
Toda a programação pode ser consultada no site oficial:www.festivaldemusicademaringa.com.br
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)