Offline
MENU

Na UEM, PPA promove curso internacional sobre sustentabilidade agrícola
Por Administrador
Publicado em 18/10/2025 12:00
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), promove o curso internacional de curta duração “Avaliação da sustentabilidade dos estabelecimentos agrícolas: conceitos, métodos e questões críticas (a partir do método IDEA4)”. A atividade será realizada entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, no Bloco C23, sala 13 (térreo), no câmpus sede da UEM. As inscrições estão abertas e devem ser feitas via formulário on-line.

O curso será ministrado por Pierre Gasselin, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (INRAE), da França, que visita a universidade como parte das ações do projeto PPA Sustentável. A vinda do pesquisador ocorre a partir de edital do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e conta com o apoio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). 

Com foco na avaliação da sustentabilidade dos estabelecimentos agrícolas, o curso abordará fundamentos conceituais e metodológicos da área a partir do método IDEA4, ferramenta desenvolvida na França no fim da década de 1990 e amplamente utilizada para avaliar a sustentabilidade de sistemas agrícolas. Na sua quarta versão, o IDEA4 articula duas abordagens complementares: a avaliação por dimensões (agroecológica, socioterritorial e econômica) e a avaliação por propriedades sistêmicas, como robustez, autonomia, responsabilidade, capacidade reprodutiva e enraizamento territorial. 

O curso também pretende discutir a pertinência e as adaptações do método ao contexto das agriculturas brasileiras, que apresentam realidades sociais, políticas e ambientais distintas das europeias. De acordo com os organizadores, a avaliação da sustentabilidade constitui hoje uma questão central para pensar as transições agroecológicas. 

A atividade é aberta à comunidade acadêmica e aos interessados no tema. Será fornecido certificado aos participantes que estiverem presentes.

 

Serviço

Curso internacional “Avaliação da sustentabilidade dos estabelecimentos agrícolas: conceitos, métodos e questões críticas (a partir do método IDEA4)”

Palestrante: Pierre Gasselin

Data: entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 17h30

Local: no Bloco C23, sala 13 (térreo), no câmpus sede da UEM

Inscrições: link para o formulário on-line 

(Marilayde Costa/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!