O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (17), o Laboratório de Simulação Realística (LABSIC), com a presença de autoridades da UEM, do Hospital, professores, servidores e estudantes da área da Saúde. O espaço vai contemplar os estudantes dos oito cursos da área da Saúde e servidores e residentes do Hospital Universitário, que poderão utilizar os equipamentos disponíveis para o estudo de procedimentos complexos envolvendo atendimento em Saúde.
O LABSIC reúne simuladores de alta e baixa fidelidade, usados em treinamentos de técnicas como RPC (conjunto de manobras de emergência para reanimação cardiopulmonar), passagem de catéteres, sondas, entre outros processos, atividades essenciais para a formação discente e aprimoramento profissional de equipes do HUM.
O espaço também dispõe de uma grande novidade: duas mesas anatômicas digitais, que podem ser utilizadas para o estudo de todos os sistemas do corpo humano, assim como partes segmentadas do corpo. Os equipamentos são únicos em Maringá e deverão ser utilizados por todo o corpo discente, mediante agendamento, e também para capacitação de servidores de todas as áreas de atuação na assistência.
Segundo o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o laboratório é uma forma de continuar atuando no cuidado com as pessoas, o principal ativo do Hospital e do atendimento em Saúde. “O que importa são as pessoas. Por meio deste laboratório, podemos viabilizar cada vez mais estratégias para melhorar o ensino e também a assistência. Parabenizo à administração do HUM, suas diretorias e servidores envolvidos neste trabalho”, ressaltou o reitor.
O laboratório recebeu o apoio, os simuladores e o know-how do projeto Laboratório Urgência e Emergência em Enfermagem (UEENF), coordenado pela professora Rafaely Sanchez, do Departamento de Enfermagem (DEN). “Como professora do Departamento de Enfermagem e coordenadora do projeto (UEENF), sinto-me honrada em participar da implantação da próxima fase do projeto”, comentou Rafaely. A próxima fase consistirá nos treinamentos para as equipes do Hospital e estudantes, realizados diariamente, pelos próximos meses. A coordenação do LABSIC será da enfermeira Samira Goldberg Rego Barbosa.
O LABSIC será vinculado à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do HUM. De acordo com a diretora da DEPE, Gisleine Cavalcante, o espaço é um sonho que se concretiza. “Quero registrar a imensa satisfação de inaugurar este espaço, que fará a diferença na formação de muitos estudantes da UEM e de equipes do Hospital. Muitas vezes, as equipes precisam ser treinadas rapidamente em técnicas que são usadas no dia-a-dia, na urgência e emergência, onde não é possível errar no cotidiano”, ressaltou.
A superintendente do Hospital Universitário, Cremilde Trindade Radovanovic, lembrou do caráter multidisciplinar do laboratório, que poderá ser utilizado para aulas de anatomia por centenas de estudantes dos cursos da UEM. “Já começo dizendo que fico emocionada por ver esta sala (da inauguração) cheia desse jeito. Esse laboratório é resultado de um esforço coletivo, que começou há muito tempo, como uma união de esforços de várias frentes”, sinalizou.
Para a vice-reitora, Gisele Mendes, o LABSIC é um espaço de tentativa e erro essencial para a formação na área, sendo totalmente seguro. “Quem trabalha na área da Saúde sabe que não se pode errar. Neste espaço, contudo, é possível exercitar o erro e aprender sem julgamentos e pressões”, avaliou a vice-reitora.
(Willian Fusaro/Comunicação Hospital Universitário)