Offline
MENU

Em Maringá, centenas de imigrantes haitianos são atendidos em mutirão para regularização de documentos
Por Administrador
Publicado em 19/10/2025 07:54
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), e a Embaixada do Haiti, realizaram entre quarta, 15, e sexta-feira, 17, um mutirão para regularização de documentos de imigrantes haitianos, incluindo a confecção e renovação do passaporte e emissão do Documento de Identidade Haitiano. A ação, realizada no Centro da Juventude, atendeu centenas de imigrantes.

 

“O mutirão garante que os imigrantes tenham acesso a documentos essenciais para o trabalho formal, saúde, educação e integração social”, destacou a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini.

 

Peterson Benjamin, conselheiro da Embaixada do Haiti, frisou que as missões consulares itinerantes aproximam os serviços dos haitianos que vivem no Brasil. “O objetivo é facilitar o acesso aos documentos, evitando que os imigrantes precisem viajar até Brasília para emitir ou renovar o passaporte e o documento de identidade”, explicou.

 

O haitiano Kenson Philemond, que vive no Brasil desde 2012, foi atendido no mutirão. “O Brasil é um país acolhedor. Vim em 2012 com minha família para recomeçar. Renovar os documentos facilita tudo, até o acesso à saúde pelo SUS”, contou.

 

O gerente de Migrates, Fernando Vanalli, reforçou que o município tem o compromisso de acolher os imigrantes que vivem na cidade. “Nosso papel é auxiliar, orientar e encaminhar para o mercado de trabalho, em parceria com empresas e com a Agência do Trabalhador. Com os documentos em dia, o imigrante pode ter acesso a serviços essencias, abrir conta em banco, trabalhar formalmente e viver com dignidade”, destacou. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!