A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou mais de 2,5 mil pessoas no sábado, 18, durante o ‘Dia D’ de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação. Realizada em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, a ação reforçou a importância da imunização para a prevenção de doenças.
O público-alvo incluiu adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV, além de crianças e adolescentes menores de 15 anos que precisavam atualizar a caderneta vacinal. Em Maringá, cerca de 2.270 carteirinhas foram avaliadas no ‘Dia D’. A mobilização também contemplou pessoas de 12 meses a 59 anos sem registro de vacina contra sarampo e febre amarela, conforme a estratégia do Ministério da Saúde para proteger a população diante do risco de surtos em países vizinhos.
Com o slogan “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”, a campanha incentivou pais e responsáveis a levarem os filhos e se protegerem também. “Trouxe meu filho porque acredito que vacinas salvam vidas e aproveitei para me vacinar também”, afirmou Neodi Alves do Nascimento. O filho dele, João Paulo do Nascimento, concordou: “Melhor tomar a vacina e se proteger do que ficar doente.”
Mais de 15 vacinas foram ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo hepatite B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou o compromisso do município com a ampliação da cobertura vacinal. “Esse esforço conjunto das equipes é fundamental para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam com todas as vacinas em dia. Agradecemos a todos pela mobilização e conscientização sobre a importância da vacina. Vacinas salvam vidas”, afirmou.
A Secretaria de Saúde reforça que as UBSs seguem com vacinas disponíveis durante a semana. A campanha de Multivacinação segue até 31 de outubro. Clique aqui e confira o horário de vacinação em cada UBS.
Outubro Rosa – No sábado, 18, também foi realizado mutirão de coleta do exame preventivo (papanicolau) nas UBSs, com agendamento prévio, em alusão à Campanha Nacional de Luta contra o Câncer de Mama. No total, foram realizados mais de 600 exames.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Gabriel Bukalowski/PMM)