Offline
MENU

Com festival de games, Prefeitura de Maringá transforma Terminal Urbano em arena digital
Por Administrador
Publicado em 21/10/2025 09:43
Notícias de Maringá

O mercado de games e E-Sports movimenta milhões de jogadores e, no fim de semana, foi a vez de Maringá entrar nesse universo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), promoveu o festival ‘Maringá + Games’, que ocorreu no sábado, 18, e domingo, 19, no piso superior do Terminal Urbano. O evento, voltado ao universo dos jogos e da tecnologia, reuniu competições de Counter-Strike 2, Fifa e Street Fighter, além de experiências imersivas em realidade virtual, oficinas de game design sobre criação de jogos, estações de PlayStation 5 com diversos títulos e espaços interativos.

 

O prefeito Silvio Barros acompanhou as finais do campeonato, parabenizou os jogadores e ressaltou a importância de aliar o universo dos games e tecnologia à gestão pública. “As trocas de informações e os projetos virtuais estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Por isso, estamos incorporando soluções tecnológicas na gestão pública para oferecer serviços à população 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer lugar onde as pessoas estejam”, afirmou. 

 

O festival fez parte das ações promovidas pela Prefeitura de Maringá em alusão ao ‘Dia Municipal do Game’. A programação teve início em junho com uma série de ações em escolas, como gincanas, oficinas de introdução aos E-Sports e palestras para conscientização sobre o tempo de uso de tela.

 

A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, destacou que o festival proporcionou oportunidades educacionais e incentivou a reflexão sobre o uso consciente das telas, com palestras voltadas aos participantes. “O ‘Maringá+ Games’ foi além da competição e teve como objetivo despertar nos jovens o interesse por carreiras na indústria dos jogos. Essa é uma indústria que movimenta bilhões de reais e nosso papel é incentivar os jovens a se profissionalizarem, transformando essa paixão em uma carreira promissora”, afirmou.

 

Vencedor no Fifa, Guilherme Ditzel, de 18 anos, destacou a importância das oficinas e das estações de games para a comunidade. “Foi uma experiência incrível. Além do campeonato, tivemos a chance de experimentar outros jogos. É importante a Prefeitura realizar um festival de games gratuito. Muitas pessoas não têm acesso a videogames novos e aqui todo mundo teve a oportunidade de participar e se divertir”, contou. 

 

Edimilson Palu, de 42 anos, é morador de Sarandi e foi vencedor do torneio de Street Fighter no ‘Maringá+ Games’. Ele ressaltou a importância de campeonatos de games promovidos pelo poder público. “Foi uma disputa bem concorrida, com muita gente boa participando. Não imaginava que Maringá tivesse tantos apaixonados por games. Um evento como esse atrai pessoas de todas as idades e ajuda no desenvolvimento da cidade. É raro ver um campeonato de games promovido pelo poder público e este foi um sucesso absoluto”, afirmou. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Divulgação)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!