A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo e do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), realizou no domingo, 19, a ‘Rota das Árvores’, passeio que faz parte do ‘Maringá em Rotas’. Por meio do trajeto com o ônibus, os participantes conheceram curiosidades e apreciaram a arborização urbana de Maringá, que é referência nacional.
O técnico do IAM, André Martins, foi o guia da rota e abordou temas como a florada, formato das copas, relação da espécie com a infraestrutura urbana, entre outros aspectos. “O Rota das Árvores percorre diversos locais da cidade, com um percurso de cerca de duas horas, para observação das principais características da arborização do nosso município. Além do potencial turístico, o objetivo da ação é promover a educação ambiental e conscientizar os participantes sobre a importância da preservação da arborização urbana”, disse.
A ‘Rota das Árvores’ passa por espécies emblemáticas da cidade, como o cedro na calçada da Avenida São Paulo, os flamboyants da Avenida Laguna, o ipê deitado na Rua São João, além da imponente falsa-seringueira gigante na Praça Júlio Jeronimo dos Santos, esquina da Avenida São Paulo com a Avenida Colombo.
A arquiteta Ana Lucia Bagatin Curi participou do passeio e destacou a importância da iniciativa. “Convivemos com essas árvores, mas hoje aprendemos mais sobre a história e a importância delas, além de contemplarmos a beleza e como elas são importantes para o nosso município, contribuindo para que nossa cidade seja tão agradável para viver”, afirmou.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Divulgação)