Offline
MENU

Dia do Servidor Público: UEM celebra data valorizando docentes e agentes
Por Administrador
Publicado em 27/10/2025 00:05
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) festeja, neste 28 de outubro, mais um Dia do Servidor Público exaltando o trabalho de docentes e agentes universitários que fizeram – e ainda fazem – a história da instituição.

Neste contexto, compreender o sucesso da UEM significa entender a relevância da contribuição dos trabalhadores da instituição na formação de seus 55 anos de existência. Afinal de contas, e para além de um mero conglomerado de prédios, o que é uma universidade senão o conjunto de pessoas que a colocam em marcha?

Chamado à missão

No caso da UEM, essas pessoas são os servidores públicos, cuja missão é prover, no exercício pleno e autônomo de suas funções, a sociedade do noroeste paranaense de profissionais que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Mas por que “servidores públicos”? Porque são trabalhadores que servem exclusivamente à res publica, ou seja, ao povo e não a interesses privados. No caso de uma universidade como a UEM, eles atendem à população abrangida pela instituição por meio da oferta e do desenvolvimento do tripé ensino-pesquisa-extensão, foco da missão social da universidade pública.

O reitor Leandro Vanalli, que sempre fez questão de enaltecer o empenho e a dedicação dos servidores em seus discursos, destacou, com gratidão, a data festiva.

“Neste ano, temos um motivo especial para celebrar esta data. É hora de compartilhar com todos a alegria e o profundo sentimento de pertencimento à nossa amada UEM. Nossa família acabou de crescer, com a chegada de 159 novos servidores efetivos, entre docentes e agentes universitários. A UEM está mais forte e completa e a tendência é que cresçamos ainda mais. Afinal, nossa universidade se expandiu e rompeu fronteiras, levando conhecimento a toda uma região”, festejou o reitor.

Vanalli ainda enfatizou a importância do caráter afetivo do trabalho dos servidores da UEM, agradecendo a contribuição de docentes e agentes para o êxito da instituição.

“Somos uma grande família. Compartilhamos grande parte do nosso dia aqui. Dedicamos nossa energia a um propósito comum e contribuímos juntos para o desenvolvimento de toda uma região. A cada um de nós, servidores públicos desta universidade de excelência, o meu mais sincero e particular agradecimento”, disse o reitor.

Papel do servidor público no “teatro” universitário

Na UEM, como nas demais instituições estaduais de ensino superior do Paraná, os servidores se dividem em dois grupos articulados – professores e agentes universitários – que se completam na tarefa de transformar a sociedade por meio da produção de conhecimento. É prerrogativa destes profissionais colocar a máquina universitária em funcionamento, como, por exemplo, ocorre na dinâmica de um espetáculo cênico.

No teatro, a audiência é convidada a contemplar, por meio da ação dramática, a realidade como possibilidade. Tudo isso a partir dos artistas, que colocam em cena a trama em questão. Mas nada disso seria possível sem o trabalho de bastidor de sonoplastas, iluminadores, roteiristas, bilheteiros, etc. O espetáculo cênico se impõe, assim, como uma articulação entre audiência, atores e técnicos, que, juntos, fazem a peça acontecer.

Uma universidade pública funciona exatamente como uma peça teatral na medida em que o palco, isto é, a sala de aula, se abre aos atores – os docentes – desenvolverem a trama da realidade por meio da crítica e da análise científica à audiência – os alunos – com o suporte nos bastidores de técnicos que atuam em múltiplas áreas – os agentes – no exercício da missão universitária de produzir ciência.

Adição de servidores como política de excelência

O “espetáculo” universitário, contudo, necessita de qualidade e excelência para se realizar plenamente. E nada disso é possível sem profissionais de ponta, obtidos via concurso. Por meio deste expediente seletivo, se tornam servidores estatutários, ou seja, regidos por estatuto próprio, e conquistam a estabilidade que permite o desempenho autônomo de suas funções, de forma a se proteger de interesses alheios à missão social à qual servem.

Na UEM, o fortalecimento do quadro de servidores é uma política consolidada e que se aprofundou na gestão atual a partir da vigência da Lei Geral das Universidades (LGU). Foram nomeados, desde 2023, 165 docentes e 37 agentes em todos os câmpus da UEM, demonstrando o compromisso da instituição com a valorização dos profissionais que movem a universidade. Sem contar o trabalho dos temporários, servidores que suprem a demanda imediata da instituição.

No momento, a UEM conta com um efetivo total de 3.414 servidores, dos quais 1.605 são docentes - 1.166 concursados -, e 1.809 agentes universitários, dos quais 1.629 são estatutários.

Qualificação gerando frutos sociais

Docentes e agentes qualificados consolidam a UEM como a melhor universidade do Estado, sobressaindo também nacional e internacionalmente por conta do investimento em pessoal gabaritado feito pela instituição.

Só em 2025, a UEM colocou 11 de seus professores entre os pesquisadores mais citados e influentes do mundo, em rankings divulgados pelo Universidade de Stanford e o Índice Científico Alper-Doger (AD) 2025, respectivamente.

A instituição também apareceu na lista das mais impactantes com base no compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), feito revista inglesa Times Higher Education (THE). A UEM ainda foi relacionada entre as cem melhores do Brasil e da América Latina, em classificação elaborada pela SCImago Institutions Rankings.

Todo esse reconhecimento se funda no trabalho de um corpo docente composto por 88% de doutores e 36% de agentes universitários pós-graduados, sendo 5% doutores. O compromisso com a qualificação solidifica o quadro de servidores da UEM com o que há de melhor, promovendo o êxito da instituição em seus 55 anos.

Homenagem no RU

Pelo trabalho e o retorno social proporcionados à UEM no exercício de sua missão institucional, a universidade parabeniza seus servidores concursados e temporários, ativos e aposentados, na data que celebra a atividade de quem leva a formação acadêmica à plenitude de suas possibilidades.

Para comemorar, será oferecido, no dia 28, um café da tarde no Restaurante Universitário (RU) em homenagem aos servidores, com a presença do reitor. Na ocasião, aposentados da instituição – no período de 1º de outubro de 2024 a 6 de outubro deste ano – serão homenageados.

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público a 28 de outubro foi instituído em 1943, por meio de decreto do então presidente Getúlio Vargas ainda no contexto do Estado Novo (1937-1945), primeiro período do líder trabalhista no comando do País. À época, a homenagem aludia ao “funcionário público”, ou seja, a todos os trabalhadores da máquina estatal, fossem estatutários ou temporários, e remonta à criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1936, e à regulamentação de direitos e deveres daqueles trabalhadores no ano seguinte.

Com a Constituição de 1988, a nomenclatura foi atualizada e o termo “funcionário” da data comemorativa original deu lugar ao de “servidor”, sinônimo de estatutário e titular de cargo público.

O Dia do Servidor é ponto facultativo em todo o País, à exceção de Goiás, única unidade da Federação a celebrar a data como feriado. 

(Fábio Candido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!