A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, na sexta-feira (24), cerimônia de colação de grau especial e antecipada para 41 formandos de 24 cursos no auditório do bloco B-33 do Câmpus Sede.
Entre os neograduados, o sentimento era de dever cumprido, mas também de resiliência. Bianca Stropa Fortes, formada em Agronomia, compareceu ao evento de andador por estar em recuperação de um acidente automobilístico sofrido em janeiro.
“Eu já estava trabalhando no Mato Grosso e voltando para minha casa quando desmaiei e bati o carro em um caminhão. Fiquei quatro meses no hospital e depois eu ia e voltava algumas vezes. Estar aqui agora é uma renovação de um ciclo que começa e a finalização de outro. Concluir a faculdade é algo que todo mundo sonha, desde que começa, então, acho que é uma nova vida, uma oportunidade de Deus deixar eu colar grau e seguir minha profissão”, celebrou a nova agrônoma.
A graduada em Filosofia Marleti Favaro, que recentemente foi aprovada no mestrado da mesma área, demonstrou sensação semelhante, além de valorizar o trabalho do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae) da UEM.
“Uma conquista muito boa. Consegui superar as dificuldades, sendo uma pessoa com deficiência. Fui muito bem atendida pelo Propae”, festejou a nova docente.
Já Leonardo Zabine, o primeiro graduado do curso de Física Médica, destacou o fato de ter participado de uma cerimônia de formação, o que ainda não havia vivenciado.
“Esse dia foi gratificante. É bom ter uma cerimônia que marca isso porque venho de uma formação de ensino médio que foi feita durante a pandemia. Então, de um dia para o outro, eu terminei sem formatura nem nada. Do nada eu estava na universidade, mas parecia que que faltava alguma coisa, né? Hoje me senti bastante realizado por poder participar da colação de grau. Um dia que vou guardar para sempre na minha memória”, afirmou Zabine.
Na presença de familiares e amigos, os novos profissionais receberam da vice-reitora, Gisele Mendes, o grau relativo a cursos presencias e a distância concluídos em 2024 e 2025, nos câmpus Sede e regionais de Umuarama (CAU) e Goioerê (CRG), além dos polos de Nova Londrina e Paranavaí.
“Essas colações são muito importantes. São antecipadas pela necessidade de entrada do mercado de trabalho desses profissionais recém-graduados. Então, muitas vezes fazemos cerimônias a pedido dos próprios graduados e graduadas, para que eles possam ter acesso ao mercado de trabalho, uma vez que têm o diploma da UEM. É um grande orgulho para nós termos esses profissionais somando”, explicou Mendes.
A mesa da solenidade foi presidida pela vice-reitora, com a presença do chefe de gabinete da Reitoria Wilson Wesley Wutzow, dos diretores Hugo Alex da Silva, de Assuntos Acadêmicos (DAA); dos homólogos dos centros de ciências Agrárias (CCA) Carlos Alberto de Bastos Andrade; Exatas (CCE) Diogo Francisco Rossoni; Humanas, Letras e Artes (CCH) Oséias da Silva Martinuci; Saúde (CCS) Priscila Garcia Marques e Sociais Aplicadas (CSA) João Marcelo Crubellate. Completam a lista de autoridades presentes ao evento os diretores adjuntos dos centros de Ciências Biológicas (CCB) Weferson Junio da Graça e de Tecnologia (CTC) Thelma Elita Colanzi Lopes.
Os novos graduados, que se somam aos mais de 86 mil formados pela UEM em 55 anos de história, concluíram cursos de Administração, Agronomia (Câmpus Sede e CAU), Artes Visuais, Bioquímica, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (presencial e em Educação à Distância (EaD) – polos de CAU e CRG), Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos (CAU), Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Física Médica (CRG), Letras e Tecnologia em Gestão Pública EaD (polos de Nova Londrina e Paranavaí).
(Fábio Candido/Comunicação UEM)