Offline
MENU

No Novembro Azul, Hospital Universitario de Maringá reforça importância dos cuidados com a saúde masculina
Por Administrador
Publicado em 01/11/2025 17:25
Notícias de Maringá

O mês de novembro é marcado por campanhas que reforçam os cuidados com a saúde masculina. O Novembro Azul é destinado a homens, em especial aos adultos e idosos, no reforço à atenção com a própria saúde. Entre as doenças de maior atenção, está o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais prevalente em homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que haverá, em 2025, cerca de 70 mil casos de câncer de próstata no Brasil. Em 2023, estimativas do mesmo órgão apontaram 17 mil mortes anuais pela doença.

No Hospital Universitário (HU) da UEM, são realizados diagnósticos e exames com pacientes, pelo Ambulatório de Especialidades, com consultas agendadas com especialistas. De acordo com o urologista do HU e professor do Departamento de Medicina da UEM Márcio de Carvalho, o Hospital encaminha em média seis pacientes para biópsia por mês - cerca de 70 encaminhamentos anuais.

O câncer de próstata, segundo o médico, é o mais lembrado devido à sua prevalência e, também, pela chance de cura em caso de diagnóstico precoce: mais de 90% dos casos são curáveis, se o diagnóstico for rápido. “Quem tem fatores de risco para desenvolver a doença deve começar a fazer o acompanhamento médico aos 45 anos, enquanto o restante do público, aos 50 anos”, indicou. Os principais fatores são obesidade, cor de pele (homens negros têm mais probabilidade e os casos podem ser mais agressivos), idade (a partir dos 50 anos) e ter pai, irmão ou avô que teve a doença, especialmente antes dos 60 anos.

O urologista reforça os cuidados necessários para os homens, que devem ser feitos durante toda a vida, para um envelhecimento saudável e livre de doenças. A prática de exercícios físicos, dieta equilibrada e com pouca gordura, entre outros hábitos saudáveis, diminuem as chances de desenvolvimento da doença, embora não seja possível efetivamente dizer que a eliminam. 

“O homem deve deixar o tabu de lado e vir ao consultório. O diagnóstico precoce salva vidas”, ratificou Carvalho, que lembrou da eficácia de outras campanhas que atingem o público feminino, como o Outubro Rosa. “O homem tem dificuldades para se cuidar. Muitos pacientes vêm ao consultório e dizem ‘doutor, vim porque minha mulher pediu. De tanto ela falar, eu vim’. Não existe ainda, infelizmente, uma cultura de cuidado com a saúde masculina. Em muitos casos, os pacientes descobrem que têm o câncer em uma consulta qualquer, quando são feitos outros exames que acusam alguma anormalidade e não por acompanhamento preventivo.”

O reforço de campanhas como o Novembro Azul é muito importante, na opinião de Carvalho, para que os homens se lembrem do cuidado. “O Novembro Azul é para conscientização. Ainda que ele não venha aqui neste mês, ele tem que entender que é necessário comparecer com a frequência desejada para o acompanhamento de rotina. O câncer é uma doença silenciosa”, alertou. 

(Willian Fusaro/Comunicação Hospital Universitário)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!