A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), realizou o encerramento do projeto Crocheta Maringá neste sábado, 1º. Durante a atividade, grupos de artesãos se reuniram na Praça Raposo Tavares para decorar árvores do local com peças confeccionadas em crochê.
Ao todo, participaram do projeto mais de 150 pessoas, desde iniciantes a artesãos experientes no crochê, que trabalharam cerca de dois meses na produção das peças utilizadas para decorar as árvores. “A intenção foi valorizar os artesãos da nossa cidade e fortalecer essa atividade em Maringá”, disse o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Anníbal Bianchini.
Moradora da região central, Ester Santana passava pela praça enquanto fazia compras no comércio local e parou para admirar o trabalho dos grupos. “É um espaço importante no centro da nossa cidade. Os troncos das árvores estão ficando muito bonitos. Parabéns para as artesãs”, disse.
Edna Maria Vicente é artesã e aprovou a iniciativa. “O projeto coloca o crochê em evidência. Muitas artesãs se conectaram. A praça ficou bonita e colorida com a valorização do nosso trabalho”, declarou.
“O projeto resgata uma atividade muito comum entre os artesãos de Maringá, além de embelezar a praça. É o início de um trabalho de valorização que será intensificado”, acrescentou a gerente de Artesanato da Saet, Denise Cossich.
(Fonte: Comunicação PMM)