O prefeito Silvio Barros participa entre segunda-feira, 3, e quarta-feira, 5, da 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e da Cúpula Mundial de Prefeitos, evento global para debate de ações climáticas lideradas pelas cidades. Os eventos ocorrem de forma integrada no Rio de Janeiro e reúnem gestores do Brasil e exterior, além de lideranças da sociedade civil. O prefeito representará Maringá em discussões sobre mudanças climáticas e participará da elaboração das mensagens-chave da carta de prefeitos para a COP-30.
O prefeito Silvio Barros, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Mitigação da FNP, participa nesta segunda, 3, do painel ‘Governança Climática Multinível e Articulação Setorial: caminhos para um Desenvolvimento Territorial Resiliente’. No painel, ele apresentará estratégias e ações de governança climática que envolvem municípios, estados e União, além da articulação com setores estratégicos da economia. Também participa deste painel o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Jeconias Rosendo Jr.
Barros também participará, ao lado do prefeito de Salvador (BA) e presidente da Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção a Desastres, Bruno Reis, de uma reunião conjunta das comissões sobre mudanças climáticas. O objetivo é discutir mensagens-chave para a carta de prefeitas e prefeitos da FNP para a COP 30 e apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões.
Pela primeira vez, a reunião geral da FNP ocorre de forma integrada à Cúpula Mundial de Prefeitos. O evento é realizado a cada três anos pela C40 e Bloomberg Philatrophies e reúne prefeitos para debater ações climáticas realizadas pelas cidades. “Estamos discutindo uma temática que é urgente e que precisa do envolvimento dos municípios, estados, União e a sociedade civil organizada. A reunião geral da FNP e a Cúpula Mundial de Prefeitos são momentos importantes para troca de experiências e desenvolvimento de ações para enfrentar os impactos das mudanças climáticas”, afirmou o prefeito Silvio Barros. Ele destaca que, além da temática ambiental, a reunião geral da FNP propõe discussões importantes sobre inteligência artificial, mobilidade urbana, saúde e desenvolvimento sustentável no âmbito dos municípios.
(Fonte: Comunicação PMM)