Em comemoração ao Dia Mundial e Nacional da Saúde Única – ou Uma só Saúde –, celebrado ontem (3), o Comitê Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai promover, no dia 7 de novembro, às 8h, no bloco 34 do auditório do Departamento de Economia (DCO), o seminário internacional Uma só saúde em perspectiva: conexões globais e caminhos no Brasil.
Gratuito e com emissão de certificado aos participantes, o evento reunirá especialistas do Brasil e do exterior para discutir o conceito de Uma Só Saúde no País e no mundo, a partir de parceria com programas de pós-graduação da UEM em Administração (PPA), Biociências e Fisiopatologia (PBF), Odontologia Integrada (PGO), Bioquímica (PBQ), Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência (Profurg), Geografia (PGE), Ciência de Alimentos (PPC) e Ciências da Saúde (PCS).
O seminário também conta com apoio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), e busca ampliar o diálogo sobre o tema frente a desafios globais, estratégias de implementação e experiências no Brasil e no mundo. Interessados em participar devem preencher formulário on-line, que já inclui a programação do evento.
Sobre os objetivos do seminário, a professora Sandra Schiavi, coordenadora do evento, destacou a importância de “uma abordagem holística para uma só saúde, sendo essencial a interdisciplinaridade e a consideração de suas diferentes vertentes”. A docente ainda observou que o seminário “é uma oportunidade de melhor compreensão sobre o tema pelas comunidades acadêmica e não acadêmica, bem como para reflexões sobre particularidades locais e nacionais frente ao contexto global”.
Abordagem integrada que reconhece a conexão entre as saúdes humana, animal, vegetal e ambiental para o bem-estar da vida no planeta, o conceito de uma só saúde incentiva comunicação, cooperação e coordenação entre diferentes profissionais, instituições, setores da sociedade e países, de forma a desenvolver coletivamente soluções a problemas contemporâneos e complexos da Terra.
O objetivo do Dia Mundial e Nacional da Saúde Única é sensibilizar as pessoas para o conceito de uma só saúde, estimulando e inspirando a realização de projetos colaborativos em todo o mundo para a construção de um movimento cultural de enfrentamento de problemas locais e transcontinentais.
No Brasil, o Dia Nacional da Saúde Única foi instituído pela lei nº 14.792, de 5 de janeiro de 2024, sendo celebrado, anualmente, no dia 3 de novembro, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relação indissociável entre as saúdes animal, humana e ambiental. O tema ganhou relevância mundial após a pandemia de Covid-19 e por meio da descoberta de que 75% das doenças infecciosas emergentes que afetam humanos tiveram origem animal.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail umasosaude@uem.br.
(Fábio Candido/Comunicação UEM)