Offline
MENU

Semana da Criança Cidadã na UEM destaca inclusão e direitos
Por Administrador
Publicado em 05/11/2025 09:00
Notícias de Maringá

Garantir que toda criança tenha voz, direitos e oportunidades é o desafio central da 23ª Semana da Criança Cidadã, que será realizada de 5 a 8 de novembro. Neste ano, o evento tem como tema “Deficiências, diferenças e direitos das Crianças e Adolescentes”.

A Semana é uma realização da Associação dos Educadores Sociais de Maringá (Aesmar), em parceria com o Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (NPDCA) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com atividades on-line e presenciais, a programação inclui palestras e oficinas voltadas à formação, reflexão e promoção dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência.

A coordenação é do professor Joao Alfredo Martins Marchi, docente do curso de Artes Cênicas da UEM e membro do NPDCA, ao lado de uma equipe interdisciplinar de pesquisadores e educadores. Também participa da organização a acadêmica de Artes Cênicas Júlia Carolina Ferreira de Moraes, integrante do Núcleo.

De acordo com o professor João Marchi, o evento — que é anual — tem como foco a educação social e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), abordando a cada edição uma temática diferente.  “A proposta é falar sobre os direitos das crianças, fiscalizar e garantir que esses direitos realmente cheguem até elas. Não é um evento apenas voltado aos adultos: há uma parte dedicada às próprias crianças, com projetos de extensão e atividades práticas”, explica Marchi.

Os organizadores destacam ainda o caráter transdisciplinar do NPDCA, que reúne diferentes áreas do conhecimento. “Além de Artes Cênicas, o Núcleo envolve cursos como Direito, Educação Física, Odontologia e outros. É uma troca de experiências muito rica”, complementa a acadêmica Júlia Carolina.

As atividades serão realizadas no formato on-line, via Google Meet, e presencialmente no campus da UEM. “Queremos mostrar que as crianças também pertencem à universidade”, afirma Júlia. “A Semana da Criança Cidadã é um espaço de diálogo, formação e cidadania, reafirmando o compromisso com a inclusão, diversidade e defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, arremata o professor Marchi.

As palestras via Google Meet, vão  ocorrer sempre às 19h30.  Entre os palestrantes, Lucas Pinheiro, professor do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da UEM, doutor e mestre em Artes da Cena pela Unicamp. É autor de “Teatros e Artistas com Deficiência Visual: poéticas do acesso à cena” (Prêmio Jabuti Acadêmico 2024). Sua pesquisa aborda as relações entre cena, deficiência e criação artística, com ênfase em acessibilidade poética e pedagogias teatrais inclusivas.

No dia 6, o palestrante será  Jota Marques, comunicador, educador popular e ativista pela infância, com quase 20 anos de atuação em projetos de impacto social, educação e comunicação. 

Morador da Cidade de Deus (RJ), foi conselheiro tutelar e é fundador do Instituto VNDI – Vidas Negras com Deficiência Importam, referência internacional na defesa dos direitos de pessoas negras com deficiência.
Atualmente é assessor da Diretoria de Conteúdo e Programação da EBC e debatedor semanal do programa Sem Censura, da TV Brasil. 

Marques foi reconhecido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e listado entre as 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia (2023). Tem trajetória internacional, atuando como professor visitante nas universidades Columbia e Georgetown, e participado de conferências da ONU em Nova York e Genebra.

No dia 7,  a convidada será Fernanda Piasecki Fazolli, professora do curso de Educação Física do Centro Universitário Ingá (Uningá). Ela é especialista em Educação Inclusiva, Psicomotricidade e Transtorno do Espectro Autista, sendo doutoranda na área de Atividade Física Adaptada pela Unicamp. Atua no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Maringá e em diversos projetos voltados à inclusão e acessibilidade.

No dia seguinte,  pela manhã (9h às 11h), as atividades presenciais vão ocorrer no Bloco M5 d  UEM,  com a Oficina de  Aryelle Caruzzo, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Maringá e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL.  

Ela atua na formação em Educação Física inclusiva, com foco em práticas voltadas à inclusão, ao esporte paralímpico e à gestão de projetos sociais para pessoas com deficiência.

Serviço -  23ª Semana da Criança Cidadã - de 5 a 8 de novembro - Atividades on-line e presenciais (UEM – Bloco M5). Inscrições aqui 

(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!