Offline
MENU

Em Maringá, prazo de inscrição no concurso culinário ‘Raízes e Receitas Afro-Brasileiras’ é ampliado até 14 de novembro
Por Administrador
Publicado em 06/11/2025 09:54 • Atualizado 06/11/2025 09:57
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), ampliou o prazo de inscrição do concurso culinário ‘Raízes e Receitas Afro-Brasileiras’ até 14 de novembro, às 23h59. O concurso tem apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, e é realizado em parceria com a UniCesumar (clique aqui para acessar o formulário de inscrição).

 

A equipe da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) oferece apoio presencial para realização da inscrição e gravação do vídeo na sede da pasta, na Rua Luiz Gama, 89.

 

Podem participar do concurso pessoas negras ou pardas, maiores de idade. O candidato deve enviar um vídeo de até cinco minutos, em formato horizontal, com relato do motivo da participação, receita escolhida e sua relação com a cultura afro-brasileira. Também deve ser anexada ao formulário a receita escrita, com a lista de ingredientes e o modo de preparo.

 

O concurso culinário ‘Raízes e Receitas Afro-Brasileiras ocorrerá em duas etapas. A fase preliminar será online, no dia 16 de novembro, com resultado divulgado no dia 17 de novembro. A fase final será presencial e acontecerá no dia 19 de novembro, às 10h, na Cozinha Escola da UniCesumar.

 

A secretária da Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, destaca que a iniciativa é um reconhecimento cultural que carrega memórias, identidade e tradição. “Queremos inspirar novos talentos e fortalecer a representatividade no setor da gastronomia afro-brasileira em Maringá’, afirmou.

 

Os candidatos serão avaliados por uma banca formada por profissionais de gastronomia, cultura afro-brasileira e patrimônio imaterial. Os pratos serão julgados pelos critérios de sabor e equilíbrio, originalidade, estética, vínculo cultural e regional, técnica culinária, apresentação oral e postura profissional. Em caso de empate, serão considerados o sabor e equilíbrio, o uso de ingredientes regionais e, por fim, a decisão do júri técnico-cultural. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Freepik)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!