Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) alcançou o Selo Ouro Impactacim, reconhecimento concedido pelo Instituto Acim, da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim). A certificação foi entregue durante cerimônia no auditório da Sicredi Dexis, na noite de quinta-feira (06/10) e reuniu 72 instituições certificadas.
O Selo Impactacim é uma certificação que reconhece organizações comprometidas com práticas sustentáveis, alinhadas aos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. As instituições participantes são avaliadas por auditores externos a partir de indicadores técnicos que medem o impacto de seus projetos nas três áreas do ESG.
Nesta edição, a UEM apresentou 15 projetos, distribuídos entre as dimensões ambiental, social e de governança. Todos os projetos atingiram pontuação superior a 60% — índice mínimo para a conquista do selo ouro — e, em sua maioria, ultrapassaram os 90% de desempenho na avaliação.
“Desde a primeira participação, em 2022, a instituição mantém o nível ouro, o que comprova o nosso comprometimento com a sustentabilidade e a excelência das nossas ações”, destacou o presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA) da UEM, professor Rodrigo Camilo, também representando o reitor Leandro Vanalli. O selo também foi entregue ao professor Marcelo Farid Pereira, do Departamento de Economia (DCO), coordenador do Empreende Mais, um dos projetos contemplados.
“Não é apenas um selo, mas o reconhecimento de uma série de ações sobre o bom uso dos dos recursos e de inovação a fim de alcançar a sustentabilidade, melhorar o conhecimento das pessoas, integrando a sociedade” , esclarece o professor.
A certificação, que inicialmente era chamada Selo ODS, passou por uma reformulação metodológica em 2024, dando origem ao atual formato Impactacim. A UEM já havia recebido o Selo Ouro nas duas primeiras edições da antiga certificação ODS, e manteve o mesmo padrão de excelência na nova metodologia.
Durante o evento, representantes de empresas e instituições participaram de uma programação que incluiu uma palestra técnica sobre a Agenda 2030 da ONU e práticas corporativas de sustentabilidade. As organizações foram reconhecidas nas categorias Iniciante, Bronze, Prata e Ouro.
A mais sustentável
O desempenho da UEM também reflete sua posição de destaque em rankings internacionais. Segundo o GreenMetric, ranking mundial de sustentabilidade universitária da Indonésia, a instituição é considerada a universidade pública mais sustentável do Sul do Brasil, reforçando sua liderança e consistência nas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
“Manter o Selo Ouro por quatro anos consecutivos é motivo de orgulho. Demonstra que seguimos firmes em nosso propósito de gerar impacto positivo, tanto na comunidade quanto no meio ambiente”, constata Rodrigo Camilo.
Sobre o Impactacim
O selo Impactacim — oferecido pelo Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) / Instituto ACIM — tem como objetivo certificar empresas, órgãos públicos e instituições sociais que se comprometem com práticas de sustentabilidade, considerando os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Nações Unidas.
A certificação está dividida em níveis: Bronze , Prata e Ouro, de acordo com a extensão e profundidade dos compromissos e ações da organização certificada.
Para atingir o Selo Ouro, por exemplo, uma instituição precisa demonstrar que impactou efetivamente diversos dos ODS em suas práticas, considerando também iniciativas nos três pilares ESG. A certificação tem validade anual e exige que a organização comprove resultados ou engajamento contínuo.
Este é o sétimo ano da certificação e o que registrou o maior número de empresas participantes, num total de 853 projetos avaliados. No ano passado foram 62 organizações e 712 projetos.
Receber o Selo Impactacim reflete as ações da organização frente à comunidade, aos clientes e parceiros, ao demonstrar compromisso com sustentabilidade e responsabilidade social.
Ajuda a estruturar e fortalecer práticas internas nas áreas ambiental, social e de governança, dado que o processo de certificação exige avaliação, auditoria ou comprovação de ações. Também é possível atrair investimentos ou parcerias que valorizem organizações com práticas alinhadas aos ODS e ESG.
Projetos contemplados / UEM
ODS 1
Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes na Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Prof. Dra. Adriana Aparecida Pinto
ODS 2
Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana – CerAUP/UEM- Prof. Dr. Ednaldo Michellon
ODS 3
UEENF: Urgência e Emergência em Enfermagem: Grupo de Treinamentos- Profª. Dra.Rafaely de Cássia Nogueira Sanches
ODS 4
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UEM - Prof. Dr. Marcos Luciano Bruschi
ODS 5
Conectadas- Prof. Dra. Josiane Melchiori Pinheiro
ODS 6
Análises em Saneamento Ambiental- Prof. Dra. Claudia Telles Benatti
ODS 7
Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação - Energia Zero Carbono (NAPI EZC)- Prof. Dr. Ivair Aparecido Santos
ODS 8
Paraná Empreende Mais - Prof. Dr. Marcelo Farid Pereira
ODS 9
Dinâmica Consultoria - Empresa Junior de Engenharia de Produção - Prof. Dra. Camila Candida Compagnoni dos Reis
ODS 10
Ashter - ENACTUS UEM- Prof. Dra. Leila Pessoa da Costa
ODS 11
Revitalização de Espaços de Circulação e Convivência- Prof. Dr. Rodrigo Camilo
ODS 12
Logística reversa e coleta seletiva: aprendendo com o Juca, mascote do Mudi, sobre sustentabilidade- Prof. Dra. Simone Fiori
ODS 14
A planície de inundação do alto rio Paraná (PELD-PIAP) (Núpelia)- Prof. Dr. Ricardo Massato Takemoto
ODS 15
Vem Passarinhar Paraná - Projeto de Monitoramento da Avifauna das Áreas Verdes de Maringá- Prof. Dr. Cláudio Henrique Zawadzki
ODS 16
Núcleo Maria da Penha- NUMAPE/ UEM- Prof. Dra. Adriana Biller Aparício
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)