Para auxiliar os jovens na tomada de decisões sobre o futuro profissional, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), em parceria com instituições de ensino superior e técnico, realizou a ‘Mostra de Profissões’. O evento ocorreu entre quarta, 5, e quinta-feira, 6, no piso superior do Terminal Urbano, e reuniu mais de 2 mil estudantes do ensino médio de escolas estaduais e particulares.
O evento contou com a participação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), UniCesumar, Unifamma, Uningá, Unifeitep, Uniasselvi, Universidade Cidade Verde (UniCV), Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Senai. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer cursos nas áreas de ciências humanas, sociais, agrárias, saúde, tecnologia, exatas, design gráfico, arquitetura e artes.
Nos estandes das instituições de ensino, os participantes conheceram diferentes áreas por meio de atividades interativas, testes vocacionais rápidos, simulações de profissões, jogos de desafios profissionais e orientações sobre cursos e oportunidades de carreira.
Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, a Mostra de Profissões representa um espaço de descoberta, que aproxima os jovens do ambiente acadêmico e do mercado de trabalho. “Nosso objetivo é ajudar o jovem a reconhecer seus talentos e tomar decisões mais conscientes sobre o futuro profissional. A escolha de uma carreira é um passo importante na vida e queremos que eles façam isso com informação e confiança”, afirmou.
O aluno do 3º ano do ensino médio, Felipe Silvério, visitou o evento e ressaltou a importância da ação. “Eu decidi que quero cursar Nutrição depois de conhecer mais sobre o curso aqui”, contou. Para a aluna de Ciências Contábeis da Uningá, Gabriela Silva, o evento foi uma “oportunidade de mostrar as profissões e os campos de atuação, incentivando os jovens a fazerem diferença no mundo.”
A consultora educacional da Uniasselvi, Tânia Serutti, destacou a importância da Mostra de Profissões como espaço de troca de experiências entre alunos e instituições.“São muitos estudantes que passaram pelo evento. Durante esses dias, transmitimos conhecimento sobre diversas áreas, ajudando a juventude a compreender melhor as possibilidades e a definir com mais clareza o caminho profissional”, afirmou.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)