A 9ª Semana de Artes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) chega aos seus dois últimos dias — quinta (13) e sexta-feira (14) — com uma programação intensa, que celebra a diversidade das linguagens artísticas e o diálogo entre universidades, artistas independentes e o público.
Na quinta-feira (13), as atividades começam logo cedo, com as oficinas “Costurando Memórias e Poéticas”, ministrada por Paola Stencel (UFPR), e “Experimentando a Maquiagem na Performance”, com Laura Bortolozzo (Unespar). A manhã segue com o espetáculo teatral “Claro!”, da Cia Claro de Teatro (Unespar), e a Mostra de Cinema e Audiovisual da SAU, que exibe curtas-metragens como “Insira aqui um nome”, “Além das seis”, “Cachorrão: marcando a história da cultura e consumo”, “Ruth” e “Sozinha no escuro”, seguidos de bate-papo com realizadores, na Sala Cine UEM.
À tarde, a programação destaca o encontro entre arte e tecnologia, com a oficina “Produção Musical Utilizando o Software R e Shiny”, ministrada por João Pedro Catapan Montanher (UEM), no auditório da BCE. Em seguida, o público poderá assistir ao espetáculo infantil “Fada Maria”, da Trakitana Produções (Curitiba), no Ponto das Artes, e ao concerto barroco “Recorder Baroque Concert”, do Harmonic Flute Ensemble (UEM).
O período noturno promete fortes emoções. O grupo Los Tacacá apresenta o show “Sem eira nem beira – a música da fronteira amazônica”, no Restaurante Universitário. No mesmo espaço, a artista Laura Bortolozzo realiza a performance duracional “O Cão”. Na Sala Cine UEM, a Mostra de Cinema e Audiovisual da SAU tem nova sessão e, na sequência, o performer Gustavo Rodrigues apresenta “Vale a Estranheza”.
Na sexta-feira, a programação continua com a oficina “Resistência Ballroom: A trajetória ballroom e a velha forma”, ministrada pelo Ballroom Maringá (Maringá/Londrina), que reflete sobre a cultura ballroom e suas expressões de identidade e resistência.
A programação musical segue com a apresentação de Jazz Instrumental Brasileiro, com a Leblon Jazz (Maringá/Londrina), e o Mini Baile de Primavera celebrando a cultura popular e o reencontro entre comunidades artísticas.
Encerrando as atividades, o Big Belas Band apresenta o concerto “Big Belas Band com Temas de Filmes e Pop Rock”, em parceria com a Unespar, unindo diferentes gerações e estilos em uma celebração musical coletiva.
Também termina na sexta-feira a Exposição Coletiva de Artes Visuais da SAU com obras de artistas de Maringá, Paranavaí e Curitiba na Galeria de Artes da BCE
“A 9ª Semana de Artes da UEM reafirma seu compromisso como espaço de experimentação, intercâmbio e valorização da produção artística contemporânea, transformando o campus em um verdadeiro palco de múltiplas linguagens, encontros e celebrações criativas”, sintetiza o diretor de Cultura André Rosa.
A programação completa está no Instagram da Diretoria de Cultura (@dcu_uem) e no site da SAU
Saiba mais: O conceito de “tempo falso” na abertura da Semana de Artes da UEM
“Cultura resiste!” é a inspiração para a 9ª Semana de Artes da UEM
Rebolar como resistência na 9ª Semana de Artes da UEM
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)