A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), promove ações em alusão ao Dia do Rio, celebrado em 24 de novembro. As atividades incluem uma visita de alunos do Lar Escola, por meio da Força Verde Mirim, à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanepar e uma palestra com Diego Saldanha, morador de Colombo, distante a cerca de 425 km de Maringá, reconhecido por desenvolver uma ecobarreira que auxilia na limpeza de rios.
A visita na Estação da Sanepar será na segunda-feira, 24, e reunirá 30 alunos com idades entre 12 e 14 anos. Durante a ação, conduzida pela equipe do Instituto Ambiental de Maringá e pela equipe técnica da Sanepar, os estudantes poderão conhecer de perto a tecnologia utilizada na estação de tratamento da água do Rio Pirapó, responsável pelo abastecimento da cidade.
Na terça-feira, 25, haverá palestra com Diego Saldanha, ex-vendedor de frutas de Colombo, que criou uma barreira sustentável para reter resíduos que poluíam o rio Atuba. A primeira barreira foi feita com tambores de 50 litros envolvidos por redes de proteção. Hoje, ele desenvolveu um modelo mais eficiente, com quatro balsas feitas com tambores e um guindaste que segura um grande saco para facilitar a coleta dos materiais. A palestra é gratuita e aberta ao público. Os interessados devem realizar inscrição pela internet (clique aqui para se inscrever).
“O Dia do Rio é um convite para refletirmos sobre nossa relação com os recursos hídricos e para reforçarmos o compromisso com a preservação ambiental. Ao aproximar estudantes, comunidade e iniciativas inovadoras como a das ecobarreiras, estamos construindo consciência e estimulando ações concretas para proteger nossos rios. Cuidar da água é cuidar da vida e do futuro de Maringá”, afirmou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.
Confira as ações em alusão ao Dia do Rio:
Segunda, 24, às 9h
O que: Visita à Estação de Tratamento de Água da Sanepar
Onde: Avenida Pedro Taques, 1381
Terça, 25, às 9h
O que: Palestra com Diego Saldanha, criador do projeto de ecobarreiras, e encerramento da ‘Cápsula do Tempo no Parque do Ingá’
Onde: Centro de Eventos e Educação Ambiental, no Parque do Ingá
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)