Offline
MENU

Hemocentro da UEM recebe 180 candidatos a doação no Dia Nacional do Doador
Por Administrador
Publicado em 25/11/2025 08:17
Notícias de Maringá

O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deve receber cerca de 180 candidatos à doação de sangue nesta terça-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue. Durante toda a semana, o Hemocentro prepara uma programação especial para receber muitos doadores, em especial na data comemorativa.

Nesta terça, as doações poderão ser realizadas entre às 7h e 18h, sem agendamento prévio. De acordo com o diretor do Hemocentro da UEM, Gerson Zanusso Jr., o momento é ideal para transmitir à população a necessidade da doação de sangue em todos os momentos do ano. “Precisamos de doadores de repetição, que são aqueles que doam reiteradas vezes ao ano”, pontuou.

As doações são feitas em até 40 minutos, do cadastro na recepção ao lanche do doador, seguindo todos os protocolos de segurança, com materiais descartáveis e de uso único. O atendimento é personalizado devido à demanda de cada doador.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano; já as mulheres, a cada três meses, num total de três doações anuais.

O doador de sangue deve pesar no mínimo 50kg, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Hemocentro da UEM

O Hemocentro da UEM atende cerca de 30 municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná, que compreende a região de Maringá. Durante este ano, o banco de sangue viu sua demanda de unidades conveniadas mais do que dobrar, de 8 para 20 unidades, o que reforça a necessidade da doação constante de sangue, produto insubstituível para quem precisa. Ao doar sangue, é possível salvar até quatro vidas devido à divisão dos materiais que são coletados na hora da doação. 

(Willian Fusaro/Comunicação HU)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!