A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), promoveu nesta semana ações em alusão ao Dia do Rio. Na segunda-feira, 24, alunos participaram de visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanepar. Já na terça-feira, 25, foi realizada uma palestra sobre o projeto Ecobarreiras, ministrada por Diego Saldanha, criador da iniciativa voltada à limpeza de rios.
O diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend, ressaltou a importância de atividades que incentivem a preservação hídrica. “Essas iniciativas são fundamentais para aproximarmos a população, especialmente nossas crianças, da compreensão sobre a dinâmica dos rios e dos processos necessários para conservação”, afirmou.
Durante a visita à ETA, alunos da Força Verde Mirim, com idades entre 12 e 14 anos, conheceram o processo de tratamento da água do Rio Pirapó. “Aprendi muitas coisas hoje. Gostei bastante de acompanhar todas as etapas de tratamento e descobri muitas coisas que eu não sabia. Vou levar para casa todo o aprendizado”, contou o aluno Pedro Henrique Joaquim Sonsim.
A técnica em Meio Ambiente do IAM, Marisa Ereno, destacou que a visita também teve o objetivo de sensibilizar sobre as nascentes urbanas. “Grande parte dessas nascentes, dos ribeirões e dos córregos deságua no nosso manancial de abastecimento, que é o Rio Pirapó. Por isso é tão importante cuidarmos também das nascentes dentro do município”, explicou. Para o técnico da Sanepar, Eduardo Delmônico, o envolvimento da sociedade é essencial e reforça a “seriedade da Sanepar com o processo de tratamento da água”.
Soluções sustentáveis – Ex-vendedor de frutas em Colombo, Diego Saldanha criou uma barreira sustentável para reter resíduos que poluíam o Rio Atuba, próximo de onde mora. A primeira estrutura foi feita com tambores de 50 litros envolvidos por redes de proteção. Hoje, ele desenvolveu um modelo mais eficiente, composto por quatro balsas feitas com tambores e um guindaste que sustenta um grande saco para facilitar a coleta dos materiais.
Nesta terça-feira, 25, Diego apresentou a palestra sobre sua solução sustentável e reforçou a importância da preservação dos rios. “Hoje foi um dia muito especial. Participar de uma palestra no Parque do Ingá foi a realização de um sonho. Fui recebido por um público muito engajado, ao qual agradeço pelo interesse e pelo convite. Foi uma oportunidade importante para reforçar a necessidade de preservarmos nossos rios e valorizarmos iniciativas sustentáveis”, destacou.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)