A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, na segunda-feira (24), a visita do docente francês Sébastien Couvreur, da École Supérieure des Agricultures (ESA), da França. O objetivo do encontro foi estreitar laços institucionais para o estabelecimento de parcerias em pesquisa na área de Zootecnia.
A visita internacional, realizada na Reitoria, foi prestigiada pelo reitor Leandro Vanalli, o chefe de gabinete Wilson Wesley Wutzow, o diretor do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) Marcio Pascoal Cassandre, o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Ferenc Istvan Bankuti, além da professora do Departamento de Agronomia (DAG) Paula Toshimi Matumoto-Pintro.
Para o reitor, o encontro comprovou a boa performance da UEM no âmbito da pesquisa e na internacionalização da universidade.
“Essa visita ratifica a nossa interação com a França tanto em pesquisas na área de laticínios como na produção de rebanhos. Também demonstra como a UEM oferta aos seus estudantes de graduação e pós, com recursos próprios ou de origem estadual ou federal, a possibilidade de intercâmbios. Parabenizamos o CCA e sobretudo os programas de pós-graduação em Zootecnia (PPZ) e em Ciências de Alimentos (PPC) por este encontro”, disse Vanalli.
O docente francês já é parceiro de Bankuti no estudo do processo de tomada de decisões de produtores rurais, realizado pelo PPZ. Interessado no trabalho de Bankuti, a partir da divulgação da pesquisa do brasileiro em revistas internacionais, Couvreur promoveu, em 2023, o primeiro contato, recebendo na ESA, posteriormente, uma orientanda de Bankuti, interação acadêmica que suscitou a criação de um convênio até 2029 do ECI com a ESA.
Durante a visita, Couvreur se mostrou motivado e otimista com a possiblidade de aprofundar a cooperação entre as duas instituições.
“Acho que é só início do que começamos este ano com o professor Ferenc. O objetivo é ir mais longe e, por isso, assinamos um convênio que permite desenvolver outras parcerias. Esperamos que nos próximos anos possamos ter um projeto conjunto para promover intercâmbios de estudantes e recebermos docentes da UEM na ESA ou professores de lá que viessem aqui ensinar, estagiar ou desenvolver teses e pós-docs”, afirmou o docente francês.
Com agenda cheia, Couvreur dividiu o dia de visita à UEM entre o encontro na Reitoria, uma reunião com alunos do grupo de pesquisa de Bankuti e uma rodada de discussão sobre produção animal na França. Durante este último compromisso, o docente francês discorreu sobre o desenvolvimento de pesquisas na ESA e de oportunidades de intercâmbio de professores e estudantes do PPZ.
(Fábio Candido/Comunicação UEM)