Offline
MENU

ECI inicia projeto de internacionalização do currículo na UEM
Por Administrador
Publicado em 29/11/2025 12:15
Notícias de Maringá

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, na próxima quarta-feira (3), a Jornada de Internacionalização do Currículo (IdC). O evento inaugura um projeto que será desenvolvido ao longo de 2026, com assessoria da professora Carla Camargo Cassol, especialista no assunto. 

A primeira atividade será às 8h30, no Auditório do bloco B-33, com a palestra “Estratégias e Desafios para a Internacionalização do Currículo”. Pela tarde, um grupo focal se reunirá às 14h, no Auditório do bloco C-23, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), com o tema “Internacionalização do Currículo na UEM: refletir, planejar e agir”. A programação é voltada a docentes que tenham interesse na temática e as inscrições podem ser feitas por formulário eletrônico.

Na ocasião, serão discutidas estratégias, práticas e reflexões sobre como integrar perspectivas interculturais e internacionais ao currículo universitário, fortalecendo a formação global dos estudantes e ampliando as oportunidades de cooperação acadêmica. As ações contam com suporte da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná.

De acordo com a professora Fabiana Andrade Machado, da Divisão de Internacionalização em Casa do ECI, o projeto traz benefícios para estudantes e docentes brasileiros e internacionais: “significa oportunidades de colaborar com pesquisadores de outras partes do mundo, compartilhar conhecimentos específicos e adquirir insights globais, integrando abordagens inovadoras a práticas já conhecidas”.

Palestrante

Carla Camargo Cassol é pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A professora conta com estágio doutoral na Curtin University (Austrália), com mestrado pela Unisinos e Université de Poitiers (França). É palestrante e professora convidada em diversas instituições estrangeiras e revisora de periódicos internacionais, além de fundadora da Internationalization Hub e consultora especialista em Internacionalização da Educação. Tem trabalhado em projetos em diferentes países, como Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Hong Kong, México e Uruguai.  

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!