Offline
MENU

Prefeitura inicia 1º Fórum Maringaense de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; programação segue até quinta, 4
Por Administrador
Publicado em 02/12/2025 22:10
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), em parceria com a Polícia Militar do Paraná e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, iniciou nesta terça-feira, 2, o 1º Fórum Maringaense de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O evento, que segue até quinta-feira, 4, das 8h às 18h, reúne representantes de 42 municípios e 20 palestrantes, que são especialistas de diversos setores da rede de enfrentamento (confira abaixo a programação completa).

 

O fórum integra a campanha internacional ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’, proposta pela ONU, que segue até 10 de dezembro. A iniciativa visa qualificar os profissionais que atuam na rede de proteção, garantindo eficiência ao acolhimento às mulheres vítimas de violência e em ações de conscientização da comunidade.

 

A ação reuniu representantes de todos os órgãos da rede de proteção, como Polícia Militar, Conselho Municipal da Mulher de Maringá, Poder Executivo, Judiciário, Polícia Civil, Polícia Científica, Departamento Penitenciário, ONG Me Too Brasil, OAB/Cevige, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Núcleo Maria da Penha (Numape-UEM), Defensoria Pública da União, entre outros.

 

A vice-prefeita Sandra Jacovós reforçou que a sociedade e o poder público precisam caminhar juntos no combate à violência contra a mulher. “Quero cumprimentar os municípios presentes e dizer que vamos trocar experiências e fortalecer as políticas públicas de proteção às mulheres”, disse.

 

A secretária da Mulher, Olga Agulhon, afirmou que o principal objetivo do evento é qualificar os atendimentos prestados pela rede de proteção. “Queremos que o Fórum seja um marco nas políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres, transmitindo conhecimento qualificado para que os profissionais saiam daqui mais conscientes e preparados para prestar atendimento”, afirmou a secretária.

 

Para a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, o Fórum é um recado para todas as mulheres de que elas não estão sozinhas. “Desejo que esse espaço de discussão contribua verdadeiramente para o aprimoramento dos serviços prestados pela rede de proteção, garantindo que nenhuma mulher fique sem amparo”, destacou.

 

O major Luiz Moreira, subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, destacou a importância do encontro para todas as instituições que fazem parte da rede de acolhimento à mulher. “Estamos trabalhando em conjunto para que o conhecimento compartilhado nesses três dias seja aplicado em abordagens e no acolhimento à mulher”, explicou.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Donária Riso, destacou a responsabilidade dos profissionais que atuam na rede de proteção. “Precisamos conscientizar a sociedade sobre priorizar o respeito nas relações”, afirmou.

 

“O poder executivo e o poder legislativo estão representados por mulheres comprometidas com políticas públicas para nortear iniciativas de combate à violência contra a mulher. Este evento é uma ação concreta e prova do compromisso com a população”, afirmou a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Majô.

 

Para o comandante do 4º BPM do Paraná, tenente-coronel Chistian Nogueira, é uma honra fazer parte de um debate tão importante. “Representantes da Patrulha Maria da Penha de todos os Comandos Regionais do Estado do Paraná estão aqui. A Polícia Militar tem se dedicado incansavelmente às ações de prevenção, proteção e reeducação para garantir a segurança e a dignidade das cidadãs paranaenses”, disse.

 

Presenças – Também participaram da abertura, a diretora de Políticas para Mulheres, Mariana Neris, representando a Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial; a Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Maringá, vereadora professora Ana Lúcia; o comandante do 3º CRPM, coronel José Renato Mildemberger Júnior; a supervisora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Maringá, Sueli Braga Pompeo; a reitora da UniCesumar, Solange Lopes, entre outras autoridades e representantes da sociedade.

 

Confira a programação do Fórum:

 

Quarta, 3 de dezembro

8h30-9h30:

Palestra: "'Programa Mulher Segura"'

Coronel Dalton Perovano

9h30-10h30:

Palestra: "Atuação do Poder Judiciário no atendimento às mulheres vítimas de violência"

Juiz João Alexandre Cavalcanti Zarpellon

10h30-11h30:

Palestra: "Violência de Gênero e a atuação das

Delegacias da Mulher no Paraná" Dr. Adão Wagner e Dra. Luciana Novaes

11h30-13h30: Intervalo

13h30-14h30:

Palestra: "Violência de Gênero e Reincidência Criminal: Um olhar sobre homens autores de violência doméstica, medidas restritivas e mulheres em situação de vulnerabilidade social"

Franciele Holanda de Moura, Nicole Isabelle Watanabe e Soraia Ishimatsu Moriyama

14h30-15h30:

Palestra: "Saúde Mental da Mulher vítima de Violência"

Prof. e Dra. Araceles Frassonde Oliveira

15h30-16h: Intervalo

16h-18h:

Workshop: "Comunicação Assertiva como caminho para relações humanas maissaudáveis"

Prof. Jairo Penacchi

 

Quinta-feira, 4 de dezembro

8h30-9h30:

Palestra: "Violência doméstica e violência política contra a mulher no Brasil" Profa. Dra. Gisele Mendes

9h30-10h30:

Palestra: "Diálogos sobre educação em igualdade de gênero: como educamos as meninas/mulheres?"

Profa. Dra. Eliane Maio

10h30-11h30:

Palestra: "Quando a Escuta e Ato de Justiça: a

Importância da CEVICE e da Rede de Apoio" Dra. Camila Rosa de Souza e Dra. Eduarda Tavares Pereira

11h30-13h30: Intervalo

13h30-14h30:

Palestra: "Atuação da DPU no enfrentamento à violência contra mulher""

Dra. Rafaella Passos

14h30-15h30:

Palestra: "Segurança no campo: estar longe não significa estar sozinha"

Marcela Souza Cruz

15h30-16h: Intervalo

16h-18h:

Continuação: "Comunicação Assertiva como caminho para relações humanas mais saudáveis"

Prof. Jairo Penacchi 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!