A Câmara de Maringá recebeu na sessão ordinária de terça-feira (02) o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), Mohamad Awad Sobrinho, que apresentou o trabalho da Comissão de Inclusão do Conselho e entregou oficialmente o documento “50 Propostas de Inclusão” aos vereadores.
Formada no início deste ano, a Comissão de Inclusão é composta pelas Câmaras Técnicas de Educação e Saúde do CODEM e tem como foco ampliar e qualificar o atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual. O grupo reuniu mais de 60 profissionais para a elaboração do documento.
O trabalho envolveu diagnóstico, estudos de caso, visitas técnicas e escuta ativa de diversos setores da sociedade. As propostas foram organizadas em cinco eixos: infraestrutura, profissionais, métodos, intersetorialidade e regulamentação e monitoramento.
A presidente do Legislativo, vereadora Majô, autora do convite para uso da tribuna por Mohamad, destacou que o Codem organizou o estudo “50 Propostas de Inclusão” com maestria, contando com os principais pesquisadores para debater o assunto e definir propostas práticas que vão nortear a inclusão. “O estudo trouxe o conhecimento acadêmico e o conhecimento prático com pessoas que atuam clinicamente e também estudam diariamente o tema da inclusão”, destacou.
Mohamad explicou que a ideia das propostas da inclusão veio a partir de um desafio lançado pelo prefeito. “Foram nove meses de muito trabalho de pessoas dedicadas, autoridades e estudiosos para que essa revista acontecesse. São 50 propostas estratégias para inclusão das neurodivergências que farão toda a diferença para a cidade”, enfatizou.
O convidado lembrou que o Codem, há quase 30 anos, atua para o desenvolvimento econômico e social da cidade e que a entidade conta com mais de 300 voluntários para a execução de um trabalho de alto nível, por meio de oito câmaras técnicas.
Acesse o documento "“50 Propostas de Inclusão” por meio do link https://www.codem.org.br/
(Fonte: Comunicação CMM)