A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Compliance e Controle e Educação, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU/PR), promoveu a formatura de mais de 1,7 mil alunos de turmas de 4º ano de 32 escolas da rede municipal participantes do projeto ‘Um por Todos e Todos por Um’. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada nesta quinta-feira, 4, na Escola Municipal Professor José Hiran Sallé. O evento reuniu apresentação musical dos alunos e a exibição de um vídeo sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano.
O projeto promove, de forma lúdica e interativa, a conscientização sobre ética e cidadania. Desenvolvido em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, o programa busca despertar nos estudantes o senso de participação, responsabilidade e compromisso com o coletivo, especialmente no cotidiano escolar. De acordo com a Controladoria-Geral da União, até 2024 mais de um milhão e meio de estudantes já participaram do projeto, que envolveu quase 11 mil escolas em todo o país.
A prefeita em exercício Sandra Jacovós parabenizou as equipes envolvidas e todos os alunos participantes do projeto. “Cidadania é respeito, direitos e deveres. Quando as crianças entendem isso, enfrentam os desafios da vida com mais preparo e empatia”, ressaltou.
O secretário de Compliance e Controle, José Luiz Bovo, destacou a relevância da iniciativa. “O projeto reforça valores fundamentais de honestidade, ética e responsabilidade, essenciais para formar cidadãos mais participativos e comprometidos com o bem comum”, afirmou.
O auditor da CGU-PR, Demian Bertozzi, explicou que o projeto foi oficializado em 2012, quando a CGU buscou um material que dialogasse com as crianças. “Nada tem mais apelo para do que a Turma da Mônica. Apresentamos a ideia ao Mauricio de Sousa e ele abraçou na hora. Desde então, o programa evoluiu de um único gibi para diversos materiais impressos e digitais, ampliando o alcance nas escolas. O Mauricio continua como parceiro na atualização dos conteúdos e seguimos buscando formas de expandir e fortalecer o projeto”, explicou.
A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destacou a importância de levar os valores do projeto para além da escola. “Vocês precisam levar esse lema para a vida: um por todos e todos por um. Que possamos sempre dar as mãos para ajudar uns aos outros, não só nas ações individuais, mas também nas ações coletivas”, afirmou.
A diretora da Escola Municipal Professor José Hiran Sallé, Ivone Hoffmann, destacou o desenvolvimento dos alunos e a empolgação para a apresentação musical. “As crianças se dedicaram muito e a música ‘Laços’, da trilha do filme Turma da Mônica, representou bem o espírito de união trabalhado na escola”, afirmou.
O aluno Ruan Malaquias, do 4º ano, recebeu o certificado do projeto. “Nossa turma aprendeu muito sobre ética e cidadania. Foi muito legal participar. Aprendemos a não praticar bullying e que todos têm direitos iguais. Ninguém é diferente”, disse.
“Quando chego em casa, sempre conto como foi meu dia e tudo o que aprendi. Nesse projeto, achei muito interessante aprender sobre ser uma boa cidadã, ser uma pessoa educada e nunca ter preconceito. Então também contei isso aos meus pais”, relata a aluna Isabella Rodrigues.
A gerente de Compliance e Controle, Dayane Ojeika, destaca que a iniciativa contribui para a formação de estudantes comprometidos com a sociedade. “Primeiro capacitamos os professores, que depois aplicam as atividades em sala de aula. Hoje mais de 1.700 alunos e 32 professoras receberam o certificado. A iniciativa colabora para que alunos convivam melhor e apliquem boas práticas desde a infância, tornando-se agentes mirins da ética e cidadania.”
(Fonte: Comunicação PMM)