Nesta sexta-feira (05/12), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), promove uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Solo 2025, celebrado anualmente pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
Neste ano, o tema é “Solos Saudáveis para Cidades Saudáveis”, destacando como a qualidade do solo influencia diretamente o bem-estar nas áreas urbanas, a produção de alimentos e o equilíbrio ambiental.
A atividade será realizada na Biblioteca Central (BCE) da UEM e contará com uma exposição de banners, monolitos de solos da região, além da exibição de rochas e minerais utilizados no cotidiano. A programação inclui ainda uma homenagem a personalidades — homens e mulheres — que se destacaram profissionalmente aplicando conhecimentos na área de solos.
O evento é organizado por professores do CCA e por estudantes do primeiro ano do curso de Agronomia, como parte das atividades de extensão das disciplinas Mineralogia e Química de Solos em Sistemas Agrícolas (12532), coordenada pelos professores Antonio Carlos Saraiva da Costa e Renato Eleotério de Aquino, com colaboração do doutorando Manoel Fábio da Rocha, e da disciplina Classificação do Solo (12541), coordenada pela professora Laura Simões.
De acordo com a docente, os solos urbanos prestam serviços ecossistêmicos essenciais, pois apoiam a produção de alimentos, filtram a água, armazenam carbono, regulam temperaturas e sustentam a biodiversidade.
“Trata-se de um apelo global à ação, que convida gestores públicos, cientistas, lideranças municipais, sociedade civil e cidadãos a repensarem os espaços urbanos a partir dos solos, criando cidades mais verdes e saudáveis, onde pessoas e natureza prosperem juntas”, salientou Laura.
Para os estudantes — especialmente os de Agronomia — a iniciativa tem um caráter formativo decisivo. A professora Laura Simões destaca que o evento permite a integração entre teoria e prática ao oferecer situações reais para observação, análise e desenvolvimento de habilidades científicas.
A escolha dos profissionais homenageados, levou em consideração a relevância científica e o impacto das pesquisas desenvolvidas. Foram selecionados aqueles cujas contribuições influenciam diretamente a prática agrícola, promovem a sustentabilidade no manejo dos solos e inspiram estudantes e pesquisadores.
O Dia Mundial do Solo foi instituído em 2013 pela FAO objetivando alertar a população mundial sobre a importância de preservar e gerir de forma sustentável o solo, recurso essencial para a vida no planeta.
Serviço : “Solos Saudáveis para Cidades Saudáveis” - Exposição na Biblioteca Central (BCE) - Sexta (05/12). Entrada franca e aberta à comunidade interna e externa durante todo o dia.
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)