Após hiato de dez anos, a Universidade Estadual do Paraná (UEM) vem reforçando o quadro de servidores da instituição desde 2023, com a chegada de 265 servidores – 238 professores e 27 agentes universitários – concursados.
Para o reitor Leandro Vanalli, em cuja gestão os certames ocorreram, as contratações marcam a história recente da universidade.
“Durante muitos anos ficamos sem a oportunidade de novos concursos. Então, pelo advento da Lei Geral das Universidades (LGU) e o fato de a UEM ter uma grande quantidade de cursos e alunos, nos posicionamos muito bem na conquista de vagas efetivas para docentes e técnicos segundo os parâmetros da LGU, o que nos propiciou a abertura de novos concursos”, disse o reitor.
Vanalli ainda chamou a atenção para o dispositivo “pouco comentado, mas importante” de reposição de vagas criadas por aposentadoria ou vacância em casos de exoneração ou óbito.
“A cada nova aposentadoria ou vacância por qualquer outro motivo, a UEM ganha essa vaga novamente. É um fato novo a ser bastante celebrado, uma oportunidade de a universidade poder repensar a criação de novos cursos, componentes curriculares ou até mesmo setores”, comemorou o reitor.
O pró-reitor da Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), José Maria de Oliveira Marques, fez coro com o mandatário sobre a importância da reposição de servidores aposentados e ainda salientou a relevância institucional de receber novos quadros.
“As contratações de docentes fortalecem o ensino, a extensão e a pesquisa, e a de agentes melhora a qualidade de vida dos atuais servidores que estão há mais tempo na instituição, pois acaba ocorrendo uma divisão de atividades mais justa, não havendo uma sobrecarga de trabalho ou ao menos a diminuição dela”, afirmou o pró-reitor.
O trabalho e empenho da PRH, fundamental para o êxito na realização dos certames, bem como o Conselho Universitário (COU) e demais setores envolvidos na chegada dos novos servidores, também foram lembrados por Vanalli.
“Celebro a competência da nossa PRH, que preparou todos esses concursos, atendendo à legislação do COU e às demandas dos diferentes departamentos e centros, os quais também fizeram muito por meio das bancas e do trabalho técnico dos seus departamentos e agentes para que esses concursos ocorressem”, festejou Vanalli.
A nomeação dos novos quadros ocorreu no contexto da LGU, que estabeleceu, por meio da portaria nº 55/2022 da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o quantitativo de servidores em concursos de instituições estaduais de ensino superior do Paraná.
Concursos em 2026
Em 2026, há a previsão de abertura de mais vagas na instituição. No caso dos professores, serão 73 para todos os câmpus da UEM, além de outras 47 que se encontram em processo de nomeação relativas a certames realizados durante a gestão atual. Em relação aos agentes, um novo concurso foi autorizado e vai complementar o último realizado este ano, com nove aprovados a serem convocados no início de 2026.
(Fábio Candido/Comunicação UEM)