Offline
MENU

Cida Borghetti participa dos 60 anos da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Por Administrador
Publicado em 09/12/2025 10:48
Notícias de Maringá

A primeira governadora do Paraná, Cida Borghetti, é reconhecida como uma das principais lideranças nacionais no debate sobre primeira infância. Na segunda-feira (8), Cida  participou da celebração dos 60 anos da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), em São Paulo. O evento reuniu lideranças, especialistas e personalidades que marcaram a trajetória da instituição, referência nacional na promoção de políticas para a primeira infância.

“Parabéns a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal por contribuir com políticas que garantem amor, cuidado e oportunidades para nossas crianças. Manifesto também minha profunda gratidão à família Vidigal — especialmente Dario e Regina — e à CEO da Fundação, Mariana Luz, pelo trabalho contínuo e inspirador. Revisitar essa trajetória ao lado de pessoas tão importantes renova meu propósito e minha esperança na construção de um país que valoriza a primeira infância”, afirmou Cida.

A programação contou com a roda de conversa “Os desafios e encantamentos das primeiras infâncias brasileiras”, seguida da exibição do minidocumentário comemorativo dos 60 anos e de homenagens a atores relevantes na agenda.

Marco Legal da Primeira Infância

Presidente da Comissão Especial que analisou e aprovou o Marco Legal da Primeira Infância na Câmara dos Deputados, Cida Borghetti teve papel central na construção da legislação considerada uma das mais avançadas do mundo para o cuidado integral das crianças de 0 a 6 anos. O texto, aprovado por unanimidade em apenas nove meses, estruturou uma política integrada envolvendo saúde, educação, assistência social, cultura e meio ambiente.

Cida também destacou a importância do deputado federal e ex-ministro Osmar Terra, autor do Projeto de Lei (PL 6998/2013) que deu origem ao Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), reconhecendo sua contribuição decisiva para que o tema se consolidasse como prioridade nacional.

“O Marco Legal mudou a forma como o Brasil pensa e estrutura políticas para os primeiros anos de vida. Foi construído a muitas mãos, em diálogo com especialistas brasileiros, pesquisadores da Universidade Harvard, parlamentares e instituições como a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal”, relembrou.

A legislação projetou Cida internacionalmente, levando-a a palestrar em eventos da ONU e da Organização Mundial da Família, além de apresentar o modelo brasileiro em países como Portugal e Japão.

Para aprofundar sua atuação, ela participou duas vezes do Executive Leadership Program in Early Childhood Development, da Universidade Harvard — um dos cursos mais reconhecidos do mundo sobre políticas para a primeira infância. 

(Assessoria)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!