Profissionais da rede de saúde de Maringá participam na terça, 9, e quarta, 10, das 8h30 às 17h, e na quinta-feira, 11, das 8 às 12h, na UBS Zona Sul, de capacitação para a inserção do contraceptivo subdérmico Implanon. De forma gradativa, a partir de janeiro de 2026, o método estará disponível nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para jovens e mulheres entre 15 e 49 anos, conforme portaria do Ministério da Saúde.
O Implanon é um implante contraceptivo subcutâneo de longa duração (três anos), que libera gradualmente hormônios e impede a ovulação. A capacitação desta semana conta com treinamento sobre inserção, manejo, acompanhamento pós-procedimento e protocolos de planejamento reprodutivo.
A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) forneceu para Maringá um primeiro lote com 1.447 unidades do Implanon. “O método é parte de estratégia de ampliar as opções contraceptivas para as jovens e mulheres de Maringá. Com essa capacitação, queremos assegurar que o procedimento seja realizado com segurança e qualidade”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
A primeira turma do treinamento na UBS Zona Sul conta com 20 profissionais em formação. A capacitação será permanente, estendendo-se para todos os profissionais da rede. O serviço seguirá diretrizes nacionais, com fluxos definidos para avaliação das usuárias e inserção do implante conforme elegibilidade e acompanhamento.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Sesa)