A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Saúde e de Obras Públicas, realiza na próxima segunda-feira, 22, às 10h30, a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Operária, localizada na Praça Regente Feijó, 394. Com investimento de R$ 1.073.682,84, a unidade passou por obras para adequações, reforma e ampliação e iniciará os atendimentos à comunidade logo após a cerimônia. Denominada Pioneiro Antônio Lourenço da Cunha pela lei municipal nº 11.945/2025, a UBS funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Com as obras, a estrutura passou de 520 para 590 metros quadrados, com substituição da infraestrutura, novo piso e modernização das instalações elétricas e hidráulicas. A UBS tem salas para coleta, curativos, lavagem e descontaminação e inalação, além de farmácia, consultório pediátrico, outros três consultórios, sala de acolhimento, sala de vacina, sala de enfermagem, sala de psicologia, consultório odontológico, sala para atendimento ginecológico e obstétrico, além de uma ampla sala de espera.
As áreas técnicas incluem sala para agentes comunitários de saúde, cinco banheiros, copa, vestiários masculino e feminino, administração, sala de esterilização e espaço destinado ao depósito de materiais médico-hospitalares.
Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a entrega reforça o compromisso do município com melhorias contínuas na atenção básica. “A reforma da UBS Vila Operária moderniza o atendimento, oferece mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho às equipes. Investir na atenção primária é garantir cuidado próximo, humanizado e resolutivo para a população”, afirma.
Atendimento – O prédio utilizado temporariamente pela UBS na Rua Barroso, 592, seguirá em funcionamento até terça-feira, 16. Na quarta-feira, 17, as equipes iniciam a mudança de equipamentos e materiais para a nova unidade. As pessoas que precisarem de atendimento entre quarta, 17, e sexta-feira, 19, devem procurar a UBS Internorte, localizada na Rua Mitsuzo Taguchi, 716.
Os atendimentos da UBS Vila Operária serão retomados na segunda-feira, 22, com exceção da sala de vacina, que volta a funcionar a partir da primeira quinzena de janeiro de 2026.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)