Offline
MENU

56 formandos dos cursos de Medicina e Odontologia colam grau na UEM
Por Administrador
Publicado em 19/12/2025 19:58
Notícias de Maringá

56 formandos dos cursos de Medicina e Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) colaram grau, na quarta-feira (17), em solenidade realizada no auditório do bloco B-33 do Câmpus Sede.

Do total de neograduados de 2025, 22 receberam do reitor Leandro Vanalli o certificado de conclusão do curso de Medicina enquanto outros 34, de Odontologia.

“É um momento solene para a nossa UEM. São mais profissionais muito bem formados que vão para o mercado de trabalho antecipadamente, pois já estão empregados ou pleiteando vaga nas suas residências médicas. É muito importante e mostra que a UEM está sempre à frente em cursos reconhecidos nacionalmente pela sua qualidade. Parabéns aos coordenadores e professores dos departamentos que compõem o Centro de Ciências da Saúde (CCS) por essa colação de grau”, disse o reitor.

A diretora do CCS, Priscila Garcia Marques, em consonância com Vanalli, valorizou a relevância da ocasião e ainda exaltou o empenho dos formandos para obter o tão desejado diploma.

“É um dia de muita festa, né? Foi muita luta desses estudantes para ingressar em cursos públicos da qualidade de Odontologia e Medicina. E no momento da saída a gente vê a credibilidade da instituição e o quanto os pais também confiaram no processo. Então, para nós, é sempre um momento de láurea de todo um trabalho”, celebrou a diretora.

Entre os alunos, cuja formação foi atravessada pela pandemia, a sensação era de gratidão e orgulho.

Igor Aguiar Souza, neograduado em Medicina, lamentou não ter vivenciado mais o Câmpus Sede por conta das restrições causadas pela emergência sanitária e exaltou o papel do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) para sua formação.

“Hoje é o fechamento de um ciclo muito importante na minha vida. Foi uma trajetória muito longa e em muito tempo de estudo. E sou da turma que entrou na pandemia e ficou um ano e meio em EaD. Acho que vou sentir falta do que eu não vivi aqui dentro, né? Porque a maioria das aulas foi on-line no período. Depois fui para o HUM, que é muito bacana. Poucas graduações de medicina têm um hospital escola só para o curso. Então, foi uma fonte de aprendizado muito rica”, afirmou o novo médico.

Já a neograduada em Odontologia Marina Andrade Santos enfatizou a importância social de se qualificar em uma instituição como a UEM, cujo brasão afirmou ter “muito orgulho de carregar”.

“Sou a primeira pessoa da minha família a se formar em uma universidade pública e a gente entende o prestígio e a emoção que isso significa. A UEM foi minha segunda casa durante cinco anos e me ensinou muito. Só tenho a agradecer por tudo o que aprendi nesses cinco anos em uma instituição de muita qualidade”, celebrou a nova dentista.

A cerimônia reuniu na mesa de honra, além do reitor, a vice-reitora Gisele Mendes, o chefe de Gabinete da Reitoria Wilson Wesley Wutzow, a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Priscila Garcia Marques, a diretora do Núcleo de Ensino a Distância (Nead) Fabiane Freire França e os coordenadores dos cursos de Medicina Paulo Roberto Donadio e Odontologia, o adjunto Hélio Hissashi Terada.

Ainda participaram da mesa a patronesse Silvia Maria Tintori e o nome de turma Écio Alves do Nascimento, ambos do curso de Medicina, e Elen de Souza Tolentino e Eduardo Kurihara, respectivos patronesse e nome de turma do curso de Odontologia.

Com a entrega de certificados e a outorga de grau aos 56 neograduados, a UEM alcançou a expressiva marca de 86.143 profissionais formados em seus 56 anos de história. 

(Fábio Candido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!