A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), promoveu na última quinta-feira, 18, a audiência pública para apresentar e discutir detalhes das obras de duplicação do Contorno Sul (Avenida Prefeito Sincler Sambatti). O evento ocorreu no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, e reuniu representantes do poder público, técnicos, lideranças comunitárias e moradores da região.
A audiência promoveu a participação popular no processo de elaboração dos projetos da obra, considerada estratégica para melhorar a mobilidade urbana. Durante a apresentação, foram detalhados aspectos técnicos do projeto e da previsão orçamentária da obra. Todos os participantes presentes na audiência puderam se inscrever para pronunciamento e questionamentos.
Para o prefeito Silvio Barros, a obra de duplicação e modernização do Contorno Sul é um marco para Maringá. “Por meio da parceria importante com o Governo do Estado, será realizado o maior investimento da história da cidade em infraestrutura para garantir qualidade de vida, segurança no trânsito e condições para que Maringá continue crescendo de forma ordenada. É um projeto que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento e com a população."
A diretora-presidente do Ipplam, Tânia Verri, destacou a importância da participação popular nas decisões urbanísticas. “O projeto de duplicação e modernização do Contorno Sul é fruto de um planejamento urbano integrado e que considera não apenas a mobilidade, mas também o desenvolvimento sustentável da cidade. Sabemos que uma grande obra pode causar transtornos temporários, mas nosso foco é ouvir as demandas da população e trabalhar na construção de uma Maringá que acolha a todos.”
O secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, reforçou a importância da audiência pública. “O Contorno Sul deve ser avaliado a cada trecho que será revitalizado, considerando as demandas da população local. São muitas realidades impactadas, mas nosso objetivo é garantir maior fluidez e segurança para todos. Nosso compromisso é executar o projeto com qualidade. O projeto ainda poderá será alterado a partir das contribuições recebidas na audiência”, disse.
Para a representante da comunidade, Renata Gomes, é fundamental que a população tenha voz nas decisões que impactam o dia a dia. “O Contorno Sul é uma obra necessária, mas precisamos garantir que as soluções atendam às diferentes realidades das comunidades afetadas. Queremos transparência, diálogo e compromisso com a qualidade, para que essa intervenção seja um exemplo de planejamento participativo e respeito à cidadania."
Sobre a obra - No início de dezembro, o governador Ratinho Júnior e o prefeito Silvio Barros formalizaram o convênio para as obras de duplicação em concreto do Contorno Sul. O projeto, que terá investimento estadual de R$ 450 milhões, prevê a revitalização de toda a extensão do Contorno Sul, que tem 11 quilômetros, com a duplicação em concreto. A solução tem maior resistência ao desgaste causado, com o dobro da durabilidade do asfalto.
A obra contemplará a duplicação e revitalização da pista existente, com a construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e vias marginais que vão organizar os acessos urbanos. Na rotatória da BR-376, serão implantados um viaduto duplo e outras quatro estruturas;
(Fonte: Comunicação PMM)