Offline
MENU

Em Maringá, Serviço de Atenção Domiciliar desospitaliza mais de 5 mil pacientes e supera marca de 19 mil atendimentos em 2025
Por Administrador
Publicado em 23/12/2025 10:03
Notícias de Maringá

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais de 19 mil atendimentos domiciliares em 2025. Por meio do trabalho, mais de 5 mil pacientes foram desospitalizados ao longo do ano, passando a receber atendimento em casa. O volume de atendimentos reflete o modelo adotado pelo serviço, já que cada paciente recebe múltiplas visitas ao longo do período de acompanhamento.

 

Além dos atendimentos de baixa e média complexidade, o SAD passou a atuar em casos de alta complexidade. Neste ano, três pacientes dependentes de ventilação mecânica, entre eles duas crianças com diagnósticos graves, como lesão medular, síndrome de Rasmussen e acondrogênese tipo II, foram desospitalizados com segurança e passaram a receber toda a assistência necessária no ambiente domiciliar. Atualmente, 12 pacientes recebem esse tipo de acompanhamento. Há casos em que o paciente permanece vinculado ao SAD por meses ou até anos, incluindo pacientes acompanhados desde a implantação do programa em 2020.

 

O secretário de Saúde, Antônio Carlo Nardi, destaca que a atenção domiciliar é uma alternativa segura, humanizada e que contribui diretamente para o sistema público de saúde. “O serviço consolida-se como uma das principais estratégias do município para qualificar o cuidado em saúde e reduzir internações”, afirma.

 

Geovana Santos, esposa de José Aparecido Gomes dos Santos, paciente acompanhado pelo SAD em razão de esclerose lateral amiotrófica (ELA), destaca a importância do serviço. “Meu marido ficou internado por dois meses, sendo 12 dias em coma, antes de passar a receber o acompanhamento domiciliar. Ele precisa de cuidado especial. Usa ventilador mecânico, se alimenta por sonda e precisa de fisioterapia e fonoaudiologia. Os médicos do SAD vêm atender em casa. Toda a equipe cuida muito bem dele”, relata.

 

A equipe do SAD é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicóloga, odontólogo e técnico de higiene bucal, garantindo cuidado integral e interdisciplinar. Em 2025, o serviço passou por uma ampliação significativa da equipe multiprofissional, com a incorporação de médico infectologista, novos enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de odontólogo, técnico de higiene bucal e psicóloga, bem como a ampliação da frota de veículos. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Freepik)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!