Um pilar bastante explorado pelo Comitê Olímpico do Brasil no ano de 2025 foi o da educação, sobretudo pelas ações promovidas pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área educacional do Comitê. Entre elas, destacaram-se sobretudo as realizações do Programa de Carreira do Atleta (PCA), Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), a Mentoria Individualizada para Reflexão e Ação (MIRA), ligado a área da Mulher no Esporte, e o ineditismo dos primeiros passos da Comunidade Alumni COB. Todas envolvendo a participação maciça de líderes, treinadores e, sobretudo, atletas.
Programa de Carreira do Atleta - PCA
Uma das principais ações do Instituto Olímpico Brasileiro é o Programa de Carreira do Atleta – Núcleo de Transição de Carreira (PCA Transição). Durante oito meses, os atletas potencializam suas habilidades em atividades presenciais e à distância (palestras, workshops) com objetivo de atingir sucesso no mercado de trabalho. Entre as matérias abordados estão Gestão de Carreira, Empreendedorismo, Gestão Financeiras, além dos processos de coaching e mentoring.
Em 2025, a 11ª turma do PCA se formou com destaques para as participações de Erlon Santos, prata na canoagem nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e Rosângela Santos, bronze no atletismo nos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Em agosto, uma nova turma foi formada com a presença de campeões olímpicos. Alison “Mamute” Cerutti, ouro no vôlei de praia na Rio 2016, e Wélissa Gonzaga, a Sassá, ouro no vôlei em Pequim 2008, além de Arthur Zanetti, ouro e prata nas argolas em Londres 2012 e na Rio 2016, respectivamente, são alguns nomes que compõem a 12ª turma do PCA do COB.
Curso Avançado de Gestão Esportiva - CAGE
Outra importante iniciativa do COB por meio do IOB é a realização do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), que capacita líderes nas instituições esportivas (federações, confederações) a se formarem gestores sob conhecimentos técnicos nas áreas de gestão de marketing, gestão financeira, gestão de recursos humanos, por exemplo.
No primeiro trimestre deste ano, cerca de 40 alunos se formaram na 13ª turma do CAGE. E no fim de setembro, a nova turma do CAGE, a 14ª , entrou em ação com a participação de atletas olímpicos de destaque, entre eles Ketleyn Quadros, bronze no judô em Pequim 2008, e Rosângela Santos, bronze no atletismo em Pequim 2008.
Mentoria Individualizada para Reflexão e Ação - MIRA
Ainda no âmbito das capacitações, só que da área da Mulher no Esporte, o ano de 2025 trouxe o aperfeiçoamento do programa de Mentoria Individualizada para Reflexão e Ação (MIRA) para treinadoras. Em sua segunda edição, o MIRA envolveu a participação de 21 profissionais técnicas de 21 diferentes modalidades em dois encontros presenciais no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro, além das mentorias online.
Para se ter uma ideia no sucesso do projeto basta acompanhar o seu crescimento nas duas edições realizadas até aqui. Se em 2024, o MIRA envolveu a participação de 10 treinadoras, em 2025 esse número mais que dobrou. Neste ano as 21 profissionais participantes representaram um aumento de 100% no quórum.
Alumni COB
Pela primeira vez o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu o Encontro Nacional Alumni COB, que marcou a primeira ação da Comunidade Alumni do COB durante a realização da COB Expo deste ano. O encontro teve a participação de egressos do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) do COB e do Executive Masters in Sports Organisation Management (MEMOS) do Comitê Olímpico Internacional (COI). Foram selecionados três projetos de sucesso do CAGE e três do MEMOS para serem apresentados com objetivo de trocas de experiências e cases de implementação e resultados positivos de tais projetos nas organizações esportivas.
A criação da Comunidade Alumni teve como meta fortalecer a rede profissional e impulsionar o desenvolvimento contínuo pessoal e institucional dos alunos envolvidos nos programas citados. Todos os que já passaram por um dos cursos são considerados automaticamente parte da Comunidade, que promoverá ações recorrentes a fim de expandir as trocas enriquecedoras entre os participantes do CAGE e do MEMOS.
(Texto: COB Oficial. Foto: Alexandre Loureiro/COB)