O projeto Segundo Cérebro já impactou dezenas de milhares de pessoas, levando descobertas fascinantes sobre o Sistema Nervoso Entérico (SNE) a crianças, jovens e adultos. Realizado pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da UEM — que celebra 40 anos de dedicação à ciência — o projeto utiliza exposições lúdicas e itinerantes para tornar o conhecimento acessível e transformador.
Como você pode ajudar?
Para expandir essa estrutura e alcançar ainda mais cidades, o projeto busca o apoio de docentes, agentes universitários e de toda a sociedade, através de contribuições autorizadas pela Lei Rouanet, PRONAC: 241597, que podem serem feitas com a destinação de até 6% do seu Imposto de Renda (retido na fonte em 2025).
Sobre o projeto “Segundo Cérebro“
A regulação do equilíbrio intestinal é um processo complexo. Essa complexidade exige a presença de muitos neurônios no intestino que é tão grande que é chamado de “Segundo Cérebro”. O “Primeiro Cérebro” está na cabeça e coordena o corpo e o “Segundo Cérebro” é o Sistema Nervoso Entérico (SNE) O SNE está localizado no revestimento do trato gastrointestinal (como esôfago, estômago e intestinos).
Através do Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que completa 40 anos de atividades e uma história feita por pessoas que amam a ciência e acreditam no seu poder transformador, está sempre atualizando seus acervos, por meio de exposições temporárias, de acordo com os projetos desenvolvidos na universidade e os interesses da população, e nesse sentido, o projeto “Segundo Cérebro” que se apresentada de forma atrativa, lúdica e inteligível para inúmeros visitantes ou de forma itinerante, quando levado a outras comunidades e cidades.
As doações vão garantir que a ciência continue sendo uma ferramenta de transformação social.
Como doar?
Banco do Brasil / Agência: 0352-2
Captação: 143.527-2 – Amudi - Associação dos Amigos do Mudi
Prazo final: até o último dia útil de dezembro de 2025.
Observação
✅O valor deve ser transferido para a conta bancária específica do projeto, autorizada pelo Ministério da Cultura. Não é possível doar por PIX!
(Comunicação UEM)