A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Católica do Chile (UCM) promoveram um intercâmbio virtual que conectou estudantes brasileiros e chilenos em uma experiência colaborativa voltada à Didática da Educação Física e à Pedagogia do Esporte.
A atividade integrou alunos das disciplinas Didática em Educação Física, da UEM, e Pedagogia do Esporte, da UCM, sob coordenação dos professores Ana Luiza Barbosa Anversa e Carlos Herold Junior, do Departamento de Educação Física da UEM; e Ricardo Souza de Carvalho, docente da instituição chilena.
Com apoio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM), especialmente da Divisão de Internacionalização em Casa, coordenada pela professora Fabiana Andrade Machado, o projeto contou com mediação institucional, suporte técnico e orientações para sua execução.
O intercâmbio teve duração de aproximadamente dois meses, desde o planejamento até a avaliação final. Os docentes definiram um tema comum às duas disciplinas e elaboraram atividades colaborativas desenvolvidas por grupos mistos de estudantes do Brasil e do Chile, que trabalharam juntos por meio de plataformas digitais para resolver tarefas e analisar problemáticas da Educação Física escolar.
Para o professor Carlos Herold Jr., a experiência permitiu aos alunos conhecer diferentes realidades educacionais: estudantes brasileiros tiveram contato com a organização das aulas no Chile, enquanto os chilenos puderam compreender o cenário brasileiro no ensino dos esportes na educação básica, promovendo uma aprendizagem transnacional e multicultural.
Além dos conteúdos acadêmicos, os participantes enfrentaram desafios como diferenças linguísticas, conciliação de horários e desenvolvimento de estratégias de comunicação, ampliando o aprendizado para além da sala de aula tradicional.
A atuação do ECI foi fundamental para o êxito da iniciativa. A professora Fabiana Machado destaca que o escritório apoiou desde a busca de parceiros internacionais até a mediação entre docentes e a orientação final para o registro da atividade., “Ações como essa fortalecem parcerias já existentes e podem gerar novos acordos de cooperação, ampliando conexões e oportunidades de colaboração acadêmica”, acrescentou.
O intercâmbio trouxe múltiplos benefícios pedagógicos ao fortalecer vínculos entre UEM e UCM, ampliar a formação dos estudantes com novas práticas e desafios da área, promover vivências multiculturais e estimular a comunicação em outro idioma. Para Anversa e Herold Jr., a iniciativa também gera ganhos significativos aos docentes, ao tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, beneficiando tanto alunos quanto professores.
Após as atividades, a experiência foi avaliada por meio da coleta das impressões dos participantes. Entre os aspectos positivos destacam-se a clareza dos objetivos, a relevância das atividades e a riqueza da troca cultural, enquanto os principais desafios envolveram conciliação de agendas, diferenças linguísticas e variação no engajamento dos grupos. Esses dados devem orientar a continuidade e o aperfeiçoamento do projeto, com a perspectiva de novas edições nos próximos anos.
Ana Luiza Barbosa Anversa, professora do departamento de Educação Física e responsável pela disciplina Didática em Educação Física do curso noturno, também participou do processo de planejamento do intercâmbio virtual juntamente com o professor Herold Jr. e o professor Ricardo, da Universidad de Chile. “A proposta foi muito significativa, pois permitiu aos acadêmicos conhecerem como se configuram os documentos normativos no Chile e compreenderem seus reflexos na Educação Física escolar e na Pedagogia do Esporte”.
Os estudantes relataram que a experiência despertou curiosidade em aprofundar o entendimento sobre a realidade chilena, especialmente no que se refere à formação de professores, práticas do estágio curricular supervisionado e à Educação Física escolar. Além disso, destacaram o desafio e a oportunidade de se comunicar com estudantes de outro país, o que ampliou o olhar sobre diferentes contextos educacionais.
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)